Este artigo tem como objetivo apresentar as personagens Tonho e Paco da peça Dois perdidos numa noite suja (1966), do dramaturgo Plínio Marcos, estabelecendo uma comparação das mesmas com a figura do pícaro espanhol, cujos caracteres muito se aproximam aos dos seres plinianos. Desse modo, propõe-se, inicialmente, a abordagem das principais características da personagem teatral, a fim de se verificar os elementos que constituem o ser fictício na dramaturgia e, assim, analisar os perfis e as relações existentes entre as personagens da peça em questão. Evidenciando, portanto, a marginalidade social e suas consequências (agressões, roubo, assassinato) como as principais temáticas exploradas por Plínio e pela picaresca espanhola.
Ponto de Convergência: roda de conversa
, p. 38-57
Transcrição editada de parte da conversa que se desenvolveu durante o encontro ocorrido em 28 de janeiro de 2012 nas dependências da SP Escola de Teatro
Sempre se menciona o fato de o teatro ser uma arte do efêmero, mas pouco se tem estudado os vestígios deixados por este momento tão fugidio. Nesse sentido, este artigo pretende observar a questão da recepção teatral, focando o surgimento do dramaturgo Jorge Andrade e sua dramaturgia ao longo das décadas de 1950 e 1960, quando da escritura, encenação e recepção literária e espetacular de várias de suas obras. Para isso, são visitadas as clássicas teorias acerca do tema da recepção e também a crítica especializada em teatro, depositária dos marcantes encontros entre autor, obra e leitor/espectador, a partir dos quais será possível a construção da imagem do autor e da definição dos lugares de sua obra.
Em seu livro O método Brecht, o crítico marxista norte-americano Fredric Jameson sustenta a idéia da atividade e da práxis como fonte da atualidade do trabalho de Bertolt Brecht no mundo contemporâneo. Partindo desta idéia, este artigo procura apresentar alguns parâmetros para uma rediscussão da atualidade do trabalho e do pensamento crítico de Oduvaldo Vianna Filho
Este artigo analisa a peça Rasto Atrás do dramaturgo Jorge Andrade e reflete sobre a busca da memória como material da sua escrita. As relações entre forma e estrutura cênica são investigadas, discutindo-se a estética expressionista, a multiplicidade de espaços, a simultaneidade de tempos, a metalinguagem e, em alguns momentos, a anulação do tempo. Texto auto-reflexivo e profundamente emblemático da obra de Jorge Andrade se constitui na investida mais funda do autor em busca de si mesmo, do seu povo, da sua sociedade.
O ensaio analisa a peça de Hilda Hilst, “O verdugo”, e procura revelar, nas modificações realizadas pela autora sobre os modelos originais do drama moderno e do teatro épico europeus, que a obra pode ser melhor compreendida a partir do conceito de “profecia”, de Walter Benjamin. O texto de Hilda figura, no contexto histórico do regime militar brasileiro, uma antecipação das estratégias de violência estatal que marcariam um trauma coletivo na formação histórica do país. Tais estratégias do regime fizeram conviver a dominação legal com práticas de tortura e de desaparecimento de opositores, e estão sedimentadas no tecido formal da dramaturgia de “O verdugo”.
O artigo apresenta uma análise descritiva do espetáculo
A noite dos palhaços mudos, criado pela Cia. La Mínima (Domingos
Montagner e Fernando Sampaio) e dirigido por Álvaro Assad com
base na história em quadrinhos homônima do cartunista Laerte.
Partindo de uma comparação entre o espetáculo e os quadrinhos, a
análise detém-se em alguns elementos da cena (atuações, objetos,
figurinos, maquiagem etc.) e propõe articulá-los em uma visão de
conjunto marcada pelo alogismo, pela comicidade e pelo lúdico.
Este artigo parte da revisão do projeto nacional-popular, desenvolvido na dramaturgia brasileira entre as décadas de 1950-1970, que teve como centro gerador o Teatro de Arena de São Paulo. Essa revisão é feita considerando-se as diferentes acepções e interpretações em torno do “nacionalpopular”, no campo da crítica de dramaturgia/teatro, a partir do conceito cunhado pelo filósofo italiano Antonio Gramsci até a sua ampliação enquanto categoria de análise. Considera-se, para fins de análise, uma peça da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho, As Velhas (1975), demonstrando-se como essa autora tem vínculos com a dramaturgia nacional-popular.
Memória e utopia, transmutadas em linguagem teatral,
renovam a apreensão da relação entre dramaturgia e experiência
social. Em A moratória (1955) e Rastro atrás (1966),
a lembrança do descenso da família de Jorge Andrade impregna
a fala dos personagens e dos objetos que os cercam.
Neles se inscreve a história da família e da oligarquia
agrária a que pertenceu o dramaturgo. A peça de Gianfrancesco
Guarnieri, Eles não usam black-tie (1958), ativou os
sonhos de uma geração sobre o potencial da cultura na
reordenação da sociedade. O operariado estreou nos palcos
da metrópole pelo drama de uma família tensionada
pela greve, pelo conflito geracional e pela luta de classes.
Eis a prova do relevo da cena teatral numa conjuntura excepcional
de transformação da cultura brasileira, sinalizada
pelo cinema novo e pelo intrincado entrelaçamento do
teatro, com o rádio e com o início da televisão no país
Esta dissertação apresenta um estudo interpretativo e comparativo das peças Dois Perdidos
Numa Noite Suja, Navalha na Carne e Balada de um Palhaço, de Plínio Marcos. O objetivo
principal é evidenciar o ineditismo da criação estética realizada pelo autor, bem como a sua
importância no cenário teatral brasileiro, nos planos do conteúdo e da forma. Observa-se que,
a análise proposta parte do princípio de que as obras suscitam distintos temas ontológicos e
universais à humanidade, por vezes semi-ocultos na superfície textual de aparência prosaica.
Desta forma, é pertinente o tratamento de aspectos que viabilizem a interação com a produção
artística pliniana, tais como a desenvoltura da linguagem, composição das personagens e
tessitura dos conflitos. O exame individual dos textos dramáticos é seguido de um cotejo mais
específico entre eles, a fim de melhor ressaltar suas características, compostas de semelhanças
e diferenças, que por caminhos distintos expressam imensurável qualidade artística. Para a
realização da pesquisa segue-se a metodologia de cunho dedutivo, bibliográfico e documental,
em que o aporte teórico conta: com artigos publicados à época das apresentações das peças de
Plínio Marcos; teóricos do âmbito da literatura e do teatro, dentre eles: Artaud (1999),
Bakhtin (1981, 2002, 2003), Bonfitto (2002), Bornheim (2007), Dort (2010), Magaldi (1994),
Nietzsche (1994), Prado (2001), Rosenfeld (1982, 1985, 2008), Szondi (2001), Virmaux
(1978). Cumpre ressaltar a incidência dos conceitos teóricos na análise das peças, objeto do
corpus de pesquisa, que se fundamenta pela tessitura do texto dramático, pois não se
contempla aqui o estudo da encenação dos espetáculos.
Este estudo desenvolve uma análise da dramaturgia de Qorpo-Santo em relação a presença autoral como elemento fundamental de sua produção teatral. São destacados como elementos organizadores desta presença autoral o raisonneur, o personagem-escritor e autor personagem. Num segundo momento, elabora-se uma demonstração cênica, onde observamos a aplicação destas figuras teóricas na construção de personagens. Esse trabalho prático é descrito nessa dissertação, apontando os momentos de conjugação entre teoria e prática cênica.
A partir dos anos de 2000, uma série de iniciativas aconteceu no Rio de Janeiro, com o objetivo de incluir jovens da comunidade, no mercado de trabalho por meio do teatro. O objetivo desta pesquisa é verificar, dentro de uma experiência específica, como a dramaturgia contribui neste processo de aproximação do jovem com o exercício teatral e inventariar as metodologias utilizadas. A partir da memória e da documentação de uma prática na oficina de interpretação de um projeto sociocultural intitulado Projeto Caminho da Cultura, realizado no bairro de Água Santa em três etapas distintas, pretende-se refletir sobre os tratamentos dados à dramaturgia. Esta Pesquisa tem ainda o propósito de contribuir não só para os adolescentes, como também oferecer subsídios aos educadores em contexto extra-escolar e para interessados em teatro de forma geral. Os objetivos que se pretende atingir são de diversas naturezas. Repensar o Teatro-Educação junto ao jovem a partir da experiência da oficina de interpretação dentro do Projeto Caminho da Cultura, realizado no bairro de Água Santa, confronta-lo com outros projetos semelhantes e propor uma série de instrumentos que contribuam para aprimorar o aluno dos mecanismos de elaboração de uma estrutura dramática. Por meio deste trabalho defende-se o conhecimento das estruturas dramatúrgicas como forma de uma aproximação primeira com o universo da dramaturgia por meio da expressão livre do aluno. Destaca-se o tema, o conflito, o clímax e a resolução como os alicerces iniciais da construção desta pré-fase de formação.
A Cidade do Rio de Janeiro é objeto tão importante nas tragédias cariocas de Nelson Rodrigues que pode ser considerada uma de suas personagens. Nesta dissertação, estuda-se A Falecida (1953) e Otto Lara REsende ou Bonitinha, Mas Ordinária (1962) e os espaços da cidade que abrigam seus personagens, provocando reações ou refletindo seus espaços interiores. As idéias de Michel de Certeau sobre as relações do homem urbano com seu espaço e as de Patrice Pavis sobre as relações de espaço e tempo na arte teatral ajudam a entender o papel que a cidade desempenha nestas obras. No último capítulo, com o auxílio de alguma iconografia, forma estudadas as adaptações de A Falecida para o palco (1953) e para a tela (1965). Procurou-se, assim, como a cidade descrita na obra dramática se refletiu em imagens materiais. Pretende-se, com esta dissertação, estar contribuindo com dados inusitados que permitam aos leitores compreender a força trágica da obra de um de nossos dramaturgos.
Esta dissertação tem como principal objetivo estudar a produção da dramaturgia contemporânea em Belo Horizonte. Pretende-se observar como os conceitos de memória, estética e política estão presentes nessas produções e os modos como eles operam para produzir um diálogo com o público. Por se tratar de uma grande cidade considera-se que a produção seja bastante numerosa e, nesse sentido, se fez necessário um pequeno recorte de grupos e espetáculos para que se possa analisar e realizar uma reflexão crítica de tais dramaturgias. Os textos selecionados foram: 'A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos', do Mayombe Grupo de Teatro, 'Bê-a-bá Brasil: Memória, Sonho e Fantasia', do Oficcina Multimédia e 'Proibido retornar', do Grupo Teatro Invertido.
Esta dissertação tem como objetivo analisar os discursos presentes nos
programas da Companhia Brasileira de Teatro (CBT), demonstrando que os
programas teatrais servem como fontes para pesquisas teóricas e carregam uma
carga textual poética e estética concernente à pesquisa do coletivo, que vai além
de informações básicas relativas ao horário, à data e ao local da apresentação
do espetáculo. A partir das análises dos programas dos espetáculos, a pesquisa
se debruça sobre os caminhos artísticos da Companhia Brasileira de Teatro ao
longo de sua trajetória, dando destaque aos conceitos utilizados pelo coletivo,
aos autores, às linhas estéticas, aos processos de edificação cênica e à
produção dos espetáculos. Além disso, ressaltamos as informações contidas nos
programas como dados em movimentação e transformação, e menos como
unidades estáveis. Com isso, buscamos traçar um breve panorama das
perspectivas e tendências estéticas desenvolvidas pela CBT, trazendo à luz
peculiaridades do teatro contemporâneo.