Esta dissertação apresenta um estudo interpretativo e comparativo das peças Dois Perdidos
Numa Noite Suja, Navalha na Carne e Balada de um Palhaço, de Plínio Marcos. O objetivo
principal é evidenciar o ineditismo da criação estética realizada pelo autor, bem como a sua
importância no cenário teatral brasileiro, nos planos do conteúdo e da forma. Observa-se que,
a análise proposta parte do princípio de que as obras suscitam distintos temas ontológicos e
universais à humanidade, por vezes semi-ocultos na superfície textual de aparência prosaica.
Desta forma, é pertinente o tratamento de aspectos que viabilizem a interação com a produção
artística pliniana, tais como a desenvoltura da linguagem, composição das personagens e
tessitura dos conflitos. O exame individual dos textos dramáticos é seguido de um cotejo mais
específico entre eles, a fim de melhor ressaltar suas características, compostas de semelhanças
e diferenças, que por caminhos distintos expressam imensurável qualidade artística. Para a
realização da pesquisa segue-se a metodologia de cunho dedutivo, bibliográfico e documental,
em que o aporte teórico conta: com artigos publicados à época das apresentações das peças de
Plínio Marcos; teóricos do âmbito da literatura e do teatro, dentre eles: Artaud (1999),
Bakhtin (1981, 2002, 2003), Bonfitto (2002), Bornheim (2007), Dort (2010), Magaldi (1994),
Nietzsche (1994), Prado (2001), Rosenfeld (1982, 1985, 2008), Szondi (2001), Virmaux
(1978). Cumpre ressaltar a incidência dos conceitos teóricos na análise das peças, objeto do
corpus de pesquisa, que se fundamenta pela tessitura do texto dramático, pois não se
contempla aqui o estudo da encenação dos espetáculos.
A pesquisa traz uma abordagem da transgressão do ser vivendo em meio ao caos,
como efeito estético provocado pelos sentimentos mais sombrios e monstruosos como
ciúme, egoísmo, inveja, entre outros. Os objetos Otelo, de William Shakespeare, e
Anjo negro, de Nelson Rodrigues, foram escolhidos de maneira acurada para trazer à
baila, pelo método comparativo, a dissimulação das ações dos protagonistas que
revelam seus afetos e desafetos. O desejo deixa os personagens Otelo e Ismael
embaraçados em seu próprio ego. Os ritmos dos acontecimentos são tensos, com
reflexos de morte, num palco de possibilidades pelo viés das palavras. Nas cenas, os
comportamentos dos personagens mostram contrastes entre amor e ódio. A origem
da situação dramática parte do interior do ser que se perde em si e mergulha em um
labirinto sem saída. Os referenciais teóricos que nos deram base para o estudo foram
Carvalhal, Bataille, Sartre, Freud, Marvin Carlson, Bradley, Bakhtin, entre outros.
Assim, as peças em análise comparativa exibem estórias cheias de intrigas, traições,
desejo transgressor de sentimentos, num cenário de guerra interior que sugere ser
reflexo da condição humana.