O artigo apresenta uma análise descritiva do espetáculo
A noite dos palhaços mudos, criado pela Cia. La Mínima (Domingos
Montagner e Fernando Sampaio) e dirigido por Álvaro Assad com
base na história em quadrinhos homônima do cartunista Laerte.
Partindo de uma comparação entre o espetáculo e os quadrinhos, a
análise detém-se em alguns elementos da cena (atuações, objetos,
figurinos, maquiagem etc.) e propõe articulá-los em uma visão de
conjunto marcada pelo alogismo, pela comicidade e pelo lúdico.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
Esta dissertação pretende contribuir para as discussões sobre a linguagem do ator, investigando a possível ação mediadora que possam exercer, sobre ela, o espaço cênico e a comicidade. Através da investigação da linguagem do ator do grupo TÁ NA RUA, no momento de usa definição - o ano de 1981 -, pudemos verificar a importância capital que espaço e linguagem cômica tiveram nesse processo. É a partir desse movimento para os espaços abertos das ruas, do contato com público mais popular, que o grupo realiza a síntese de suas pesquisas e estabelece seu próprio 'padrão' de interpretação; um padrão que se pauta na atuação aparentemente sem técnica, tosca e, principalmente, de irreverente comicidade por parte do ator.