O texto apresenta algumas articulações entre o
desconhecimento e os infi ndos preconceitos acerca do teatro de
revista brasileiro. A forma revisteira – em sua totalidade – não consta
nas panorâmicas de história do teatro brasileiro, decorrendo daí uma
repetição, sobretudo de natureza ideológica, contra o gênero e seus
artistas.
Esta dissertação tem como principal objetivo estudar a produção da dramaturgia contemporânea em Belo Horizonte. Pretende-se observar como os conceitos de memória, estética e política estão presentes nessas produções e os modos como eles operam para produzir um diálogo com o público. Por se tratar de uma grande cidade considera-se que a produção seja bastante numerosa e, nesse sentido, se fez necessário um pequeno recorte de grupos e espetáculos para que se possa analisar e realizar uma reflexão crítica de tais dramaturgias. Os textos selecionados foram: 'A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos', do Mayombe Grupo de Teatro, 'Bê-a-bá Brasil: Memória, Sonho e Fantasia', do Oficcina Multimédia e 'Proibido retornar', do Grupo Teatro Invertido.