Esta dissertação tem como objetivo investigar e registrar procedimentos artístico-pedagógicos para a constituição de processos de criação teatral com o intuito de poder contribuir para a instrumentalização de condutores de processos de teatro e educação que possam se estabelecer em diferentes locais de aprendizagem. A presente pesquisa encontra justificativa na hipótese de arte- educadores buscarem reciclagem e aperfeiçoamento artístico-pedagógico para o exercício da condução de processos de aprendizagem que tenham o teatro como linguagem. Para tanto realizei experimento
com um grupo de jovens estudantes de arte dramática de uma escola profissionalizante de atores em São Paulo em 2004 a partir da obra dramática A Linguagem das Flores de Federico Garcia Lorca.
Esta pesquisa tem como objetivo formular, descrever e compreender princípios gerais para o treinamento vocal do ator. Para chegar a estes princípios, partiu-se de experiências, tanto na Costa Rica quanto atualmente no Brasil, do contato com o trabalho de Roy Hart, por meio de Richard Armstrong, e das pesquisas feitas com sete especialistas e professores de voz brasileiros. Após revisão bibliográfica sobre o tema, foram feitas entrevistas individuais com os sete pesquisadores escolhidos, participação em aulas e treinamentos, assim como assistência a espetáculos apresentados por eles. Finalmente, a realização de um processo de treinamento-encenação completou as
ferramentas para a postulação dos princípios. Eles confluem em dois pontos fundamentais: voz é energia, que pode ser transformada, por meio do treino-criativo, em poética teatral.
Esta dissertação estuda, analisa e conclui a respeito dos idosos presentes em nove das dez peças que compõem o ciclo Marta, que é a primeira e mais importante parte da dramaturgia de Jorge Andrade. Com ela, pretendemos detectar, revelar e valorizar a presença do idoso na obra jorgeandradina, que tem sido pouco notada pela crítica e por outros estudiosos. Acreditamos que, alem dos estudiosos do teatro de Jorge Andrade, ela possa também contribuir com os interessados na problemática das pessoas
pertencentes à terceira idade.
O objetivo da pesquisa foi realizar uma reflexão crítica sobre o espaço teatral na cidade de São Paulo, pelo viés da Geografia, no período de 1999 a 2004, utilizando como referenciais teóricos Anne Ubersfeld e Milton Santos. O tema foi investigado a partir da hipótese de que a natureza do lugar teatral é ser um agente, uma espécie de mídia definidora do processo teatral, em sua relação com as políticas culturais do período (Lei de Incentivo à Cultura, Lei do Fomento ao Teatro e implantação de salas de teatro nos CEUs), e com os Guias de Teatro da cidade jornais Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo). Foi elaborado um banco de dados com informações acerca desses lugares e da sua relação com os respectivos Guias de Teatro, na cidade de São Paulo, no período de 1999 a 2004.O lugar teatral revelado na cartografia que surgiu das informações desse banco de dados caracterizou-se como múltiplo; fortemente ligado ao distrito central da cidade; com tendência à polarização entre as salas pequenas e grandes; forte ação do teatro de grupo na criação de novos espaços; e propriedade, na sua maioria, privada. A partir destes dados, discutiu-se a "crise" do edifício teatral e a importância da atividade Teatro se vincular social e culturalmente ao lugar geográfico. Definiu-se, o lugar teatral pela noção de uso - na forma de um território vivido - e não pela arquitetura do edifício que ocupa.
Em Configurações de Palco e Platéia no Teatro, disserto sobre o arranjo espacial entre representação e público no drama falado. Ao definir, sumariamente, alguns termos de teatro, destaco o espaço teatral em que palco e platéia se apresentam como elementos essenciais. Palco e platéia compartilham uma relação inseparável, cuja união se estabelece de várias formas. Através de exemplos e diagramas, apresento algumas configurações que se tornaram típicas nas história teatral do ocidente.
Propomo-nos a analisar o processo de criacao desse objeto estetico denominado espetaculo, uma forma de escrita que se concretiza num espaco cenico e que e realizado por uma equipe dirigida pelo autor desta tese. Nela, fazemos um recorte do trabalho desenvolvido por um grupo - companhia razoes inversas - engajado em uma pesquisa de linguagem cenica. E uma reflexao sobre o papel do encenador como dramaturgo e sua criacao poetica: a sua e a de seus atores.
Fundador do teatro moderno brasileiro, Nelson Rodrigues instiga a reflexão em diversas áreas do conhecimento, quer seja no teatro, na literatura, na sociologia, na psicologia, na semiótica ou na filosofia. Nosso estudo busca confrontar o que oautor denomina como seu Teatro Desagradável (composto pelas peças míticas Álbum de Família, Anjo Negro, Senhora dos Afogados e Dorotéia) com o Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, buscando pontos de contato entre esses que foram momentosfundadores de uma nova poética. Neste sentido, utilizaremos como chave de leitura a poética do devaneio, de Gaston Bachelard, amparada na fenomenologia da imaginação simbólica e da imaginação material, cujo anseio é colocar-nos em contato com apotência geradora das imagens primordiais do poeta. Operando nas interfaces entre o mito, o arquétipo, a imagem e o signo poético, nossa investigação busca situar a obra do dramaturgo brasileiro no contexto das grandes transformações poéticas doséculo XX, no panorama do teatro ocidental, detectando e analisando os elementos de modernidade que a compõem.
É feita a narração de uma experiência de trabalho, que teve inicio a partir de 1973 em duas instituições da rede oficial de ensino: Escola Frei Caneca e Escola Polivalente Compositor Antonio Maria, ambas em Pernambuco, com crianças de primeira à quarta serie, na faixa etária entre sete e dez anos, na disciplina de Educação Artística. É feito o relato de três vivências que têm como questão-chave o uso de literatura popular em verso na educação, a investigação da sua contribuição para o processo de ensino/aprendizagem. O fundamento dessa prática foi buscado no sistema de jogos teatrais de viola spolin, tendo em vista o modelo da epistemologia genética, sendo que as etapas de desenvolvimento da expressão dramática seguem a classificação da evolução do jogo na criança, de acordo com Jean Piaget. A literatura popular em verso é marcada pela forma épica narrativa, rima, métrica, ritmo, harmonia dos versos - estímulos que podem produzir o prazer do texto e, conseqüentemente, possibilitar uma maior apreciação/apropriação desta poética.
Este trabalho e uma contribuicao aos estudos de adaptacao para o teatro de textos literarios narrativos. Compoe-se de uma analise dos principais topicos de transposicao do discurso narrativo e de sua codificacao no discurso dramatico, em funcao de um conceito de adaptacao que pressupoe uma relacao de respeito e compromisso intelectual para com o autor e sua obra. Além da discussao teorica, o estudo apresenta trabalhos praticos como exemplificacao das questoes levantadas. Sao eles adaptacoes das seguintes obras: o conto os pequenos sapateiros de isaac bashevis singer; dois contos e um capitulo do romance memorias postumas de bras cubas - missa do galo, a cartomante e a heranca de machado de assis; e o romance cronica de uma morte anunciada de Gabriel Garcia Marquez.
Este trabalho é constituído por uma peça original de teatro - O Grande Grito; de um capítulo onde se faz um vôo panorâmico sobre a vida e obra de Mário de Andrade, salientando nelas os fatos que são fundamentais para a compreensão da peça - em especial a criação do Departamento de Cultura e as razões do Governo Vargas para destituir o autor de Macunaíma de suas funções; e de um relato do processo de criação da peça, desde o contato com o tema até sua versão final. Entre 1935 e 1938 Mário de Andrade foi diretor do Departamento de Cultura da cidade São Paulo, onde realizou projetos de relevância para o município e para o país. Um deles foi a Missão de Pesquisas Folclóricas, expedição enviada ao Norte e Nordeste do Brasil com a finalidade de coletar o maior número possível de informações e objetos artísticos relacionados a manifestações artísticas populares de tais regiões. A expedição partiu no início de 1938 mas quando voltou, em julho do mesmo ano, Mário de Andrade havia sido demitido pelo governo Vargas. Todo o acervo recolhido pela Missão ficou indestinado, sem a presença daquele que havia elaborado o projeto. Nos anos que se seguiram, este material ficou à mercê da política cultural adotada pelos governos municipais, chegando nos anos oitenta, a ficar um bom período fechado num depósito, em condições muito precárias. A partir deste fato - o abandono de precioso bem cultural - foi escrito O Grande Grito, que se passa em dois planos: o do visível e o do
invisível. No primeiro estão Dr. Flávio; Frederico - seu filho, adolescente; Seu Nilton; d. Cecília - sua mulher; e Rose - filha dos dois e namorada de Frederico. ) No mundo do invisível estão Macunaíma, Exu e o angustiado espírito de Mário de Andrade. A peça examina a relação que cada um deles estabelece com aquele rico acervo, fazendo com que os dois mundos se entrelacem. Uma grande questão permeia toda a peça: qual o valor do passado? Do que não podemos abrir mão sob pena de nos desfigurarmos.
O presente trabalho propõe analisar a inserção da primeira e única filial da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, como instituição filantrópica, sob os aspectos: profissionalização e ação cultural, buscando verificar se é possível aliar duas identidades de processos tão distintos em sua operação. Tomamos como objeto as propostas de ação cultural e os cursos de formação profissionalizante em dança oferecidos pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, levando em conta a ação social que é o elo condutor das atividades da mesma. Portanto, consideramos a pertinência da aplicação do projeto Bolshoi ao atual conceito de terceiro setor, tendo, como principal conseqüência, uma "adaptação" da missão e dos projetos da matriz russa de acordo com o cenário econômico brasileiro. Observamos que os projetos de ação cultural, aliados à ação social na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, "mascaram" um determinado processo de profissionalização de bailarinos que é a missão original da sede do Bolshoi em Moscou, garantindo desta forma, os recursos necessários à sua permanência e "sobrevivência financeira" no contexto do Brasil.
Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira do DLCV/FFLCH da USP
235p
A presente tese objetiva estudar a produção dramatúrgica inicial de quatro autores brasileiros que surgiram entre fins dos anos 60 e início da década de 70: Antonio Bivar (Cordélia Brasil, Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã e Alzira Power), José Vicente (Santidade e O Assalto), Roberto Athayde (O Reacionário, Um visitante do alto, Manual de sobrevivência na selva, Apareceu a Margarida e No fundo do sítio) e Eid Ribeiro (Delito carnal).
O estudo se propõe a analisar a Peça Didática brechtiana em confronto com as técnicas do Teatro oprimido de Augusto Boal, buscando contribuir com renovações à metodologia do ensino do teatro nas escolas. A questão está centrada na concepção construtivista de aprendizagem como processo mediatizado pelo social. A consciência do educando se aperfeiçoa pela experiência dialógica, trabalhada pela via do processo ensino-aprendizagem quando no experimento do jogo teatral e da linguagem cênica. Esse método traz grandes possibilidades porque entende o educando como um agente ativo na aquisição do conhecimento, ao capacitá-lo para, a partir de seu próprio entendimento de realidade, construir novos conhecimentos.
A tese aborda a produção dramatúrgica dos estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo relacionando-a com o crescimento da cidade e movimentos artísticos como o Romantismo e o Realismo, além do melodrama. Também traz um panorama da atividade teatral na cidade entre os anos de 1846 e 1873, relatando a dinâmica das edificações teatrais, atuação de empresários e de companhias locais e visitantes.
A tese analisa a produção teatral dos 15 Núcleos de Artes Cênicas do SESI do Estado de São Paulo, serviço criado no ano de 1987, com vistas a comprovar que o ensino do teatro, quando realizado através de um amplo programa de serviço social, e de educação em termos de elaboração estética, por meio de sistemática de trabalho que encare o aluno como um cidadão criador, é transformador de vidas, em intensidade e extensão que se deduz imprevisíveis e imensuráveis. A reflexão inclui, além dos nossos 1600 alunos, anualmente atendidos, o público dos Teatros Populares do SESI. Da avaliação das mais de 30 horas de entrevistas colhidas e dos resultados de quase 400 questionários respondidos, conclui-se que o aprendizado teatral, assim como o que se pratica nos Núcleos de Artes Cênicas do SESI, é transformador das vidas das pessoas envolvidas, em todas essas comunidades de fazer teatral; uma transformação que é, ao mesmo tempo, pessoal, política e social. É conclusivo que mudanças aconteçam a partir da vivência teatral, seja essa vivência de palco como de platéia, e o Serviço Social da Indústria, garantindo atendimento gratuito, a todas as idades, sem qualquer pré-requisito, para suas aulas de iniciação teatral e cursos de montagem, e o envio de espetáculos de qualidade, para cada uma de suas unidades, durante todo o ano, oferece essa oportunidade, em todas as regiões do estado de São Paulo, onde se localiza um Teatro Popular do SESI.
A presente dissertação refere-se à pesquisa acerca do treinamento contemporâneo do ator de teatro a partir das máscaras do Palhaço e do Bufão e à busca pela síntese desses treinamentos na elaboração de um espetáculo-solo, Madrugada. A investigação, o registro e a reflexão sobre esse universo pertencente à prática de trabalho do ator dividem-se em duas etapas. A primeira parte pretende elucidar os conteúdos principais praticados nos treinamentos com as duas máscaras. Para isso, investigou-se bibliografia específica e recorreu-se a metodologias desenvolvidas por pesquisadores-práticos do trabalho do ator, diretores ou atores, fazendo referência a elas, sempre que necessário, conforme registradas pela pesquisa Procedimentos metodológicos do trabalho do ator de teatro: primeiras investigações, coordenada pelo Prof. Dr. Antonio Januzelli, desenvolvida entre os anos de 1999 e 2000, da qual a autora desta dissertação foi colaboradora. Na segunda parte, efetua-se o registro de etapas da criação do espetáculo Madrugada e de sua formalização final, em consonância com pesquisa prática de treinamento com as máscaras do Palhaço e do Bufão. Constitui parte obrigatória da defesa uma apresentação do espetáculo feita para a banca examinadora.