A partir dos anos de 2000, uma série de iniciativas aconteceu no Rio de Janeiro, com o objetivo de incluir jovens da comunidade, no mercado de trabalho por meio do teatro. O objetivo desta pesquisa é verificar, dentro de uma experiência específica, como a dramaturgia contribui neste processo de aproximação do jovem com o exercício teatral e inventariar as metodologias utilizadas. A partir da memória e da documentação de uma prática na oficina de interpretação de um projeto sociocultural intitulado Projeto Caminho da Cultura, realizado no bairro de Água Santa em três etapas distintas, pretende-se refletir sobre os tratamentos dados à dramaturgia. Esta Pesquisa tem ainda o propósito de contribuir não só para os adolescentes, como também oferecer subsídios aos educadores em contexto extra-escolar e para interessados em teatro de forma geral. Os objetivos que se pretende atingir são de diversas naturezas. Repensar o Teatro-Educação junto ao jovem a partir da experiência da oficina de interpretação dentro do Projeto Caminho da Cultura, realizado no bairro de Água Santa, confronta-lo com outros projetos semelhantes e propor uma série de instrumentos que contribuam para aprimorar o aluno dos mecanismos de elaboração de uma estrutura dramática. Por meio deste trabalho defende-se o conhecimento das estruturas dramatúrgicas como forma de uma aproximação primeira com o universo da dramaturgia por meio da expressão livre do aluno. Destaca-se o tema, o conflito, o clímax e a resolução como os alicerces iniciais da construção desta pré-fase de formação.