Este estudo desenvolve uma análise da dramaturgia da Silveira Sampaio em ralação à tradição de costumes brasileira, investiga através de comédias de Martins Pena e da produção de Geração Trianon. Aspectos próprios do cômico são identificados nessas dramaturgias à luz dos pensadores Henri Bergson e Vladímir Propp, cujas teorias serviram de fundamento para elaboração de um método de análise textual pontuado nos elementos: enredo, caracter e piada. Em segundo momento, pesquisa-se a fortuna crítica de Silveira Sampaio e identificam-se tendências paradoxais na historiografia teatral brasileira de aproximá-lo da corrente modernista ou relegá-lo à condição de um autor menor. O uso de referências à psicanálise - no contexto das décadas de quarenta e cinqüenta - é objeto de investigação para a inclusãode sua dramaturgia na esfera do moderno. Além de aspectos próprios do conteúdo, também a forma - através de análise das construções dialogais - serve para esta aproximação. A obra do dramaturgo Nelson Rodrigues - contemporâneo a Silveira Sampaio - serviu como principal modelo de dramaturgia brasileira moderna. As peças de Silveira Sampaio A garçonnière de meu marido e Deu Freud contra são estudadas em maior profundidade, com o propósito de corroborar as premissas apresentadas neste estudo.
Esta pesquisa propõe a reflexão sobre o fazer teatral do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação nas suas inter-relações com as reminiscências da comunidade do distrito rural de São Gonçalo do Bação, em Minas Gerais. A partir de histórias orais, repassadas de geração em geração, o Grupo de Teatro constrói coletivamente seus textos e os encena para a comunidade do distrito. Nessa ação, o Grupo e, conseqüentemente, o Teatro produzido, estabelece relações de identidade e pertencimento para uma comunidade rural emersa no 'mundo globalizado'?. Como instrumentos de análise são utilizados três textos dramtúrgicos do Grupo de Teatro e suas encenações. No intuito de identificar as relações entre Teatro e Comunidade, foram realizadas entrevistas com diversos membros da comunidade envolvidos no processo de produção e assistência das encenações, utilizando os métodos propostos pela História Oral.
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202 f
Esta dissertação trata do teatro de mamulengos da Zona da Mata pernambucana, focalizando, especialmente, o trabalho dos mestres Zé Lopes, do Município de Glória do Goitá, e de Zé de Vina, de Lagoa do Itaenga. Entendido como 'teatro popular tradicional', é assim classificado por reunir características e técnicas específicas intrínsecas, que pretendem ser apontadas nesta pesquisa. Por sua atuação bastante presente nessa região, as fontes primárias utilizadas foram produzidas a partir de trabalho em campo, o que faz da etnografia uma técnica empregada. Os personagens têm importância fundamental nesse tipo de teatro, tendo sido descritos e estudados os mamulengos do acervo dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina.
Este estudo desenvolve uma análise da dramaturgia de Qorpo-Santo em relação a presença autoral como elemento fundamental de sua produção teatral. São destacados como elementos organizadores desta presença autoral o raisonneur, o personagem-escritor e autor personagem. Num segundo momento, elabora-se uma demonstração cênica, onde observamos a aplicação destas figuras teóricas na construção de personagens. Esse trabalho prático é descrito nessa dissertação, apontando os momentos de conjugação entre teoria e prática cênica.
A partir dos anos de 2000, uma série de iniciativas aconteceu no Rio de Janeiro, com o objetivo de incluir jovens da comunidade, no mercado de trabalho por meio do teatro. O objetivo desta pesquisa é verificar, dentro de uma experiência específica, como a dramaturgia contribui neste processo de aproximação do jovem com o exercício teatral e inventariar as metodologias utilizadas. A partir da memória e da documentação de uma prática na oficina de interpretação de um projeto sociocultural intitulado Projeto Caminho da Cultura, realizado no bairro de Água Santa em três etapas distintas, pretende-se refletir sobre os tratamentos dados à dramaturgia. Esta Pesquisa tem ainda o propósito de contribuir não só para os adolescentes, como também oferecer subsídios aos educadores em contexto extra-escolar e para interessados em teatro de forma geral. Os objetivos que se pretende atingir são de diversas naturezas. Repensar o Teatro-Educação junto ao jovem a partir da experiência da oficina de interpretação dentro do Projeto Caminho da Cultura, realizado no bairro de Água Santa, confronta-lo com outros projetos semelhantes e propor uma série de instrumentos que contribuam para aprimorar o aluno dos mecanismos de elaboração de uma estrutura dramática. Por meio deste trabalho defende-se o conhecimento das estruturas dramatúrgicas como forma de uma aproximação primeira com o universo da dramaturgia por meio da expressão livre do aluno. Destaca-se o tema, o conflito, o clímax e a resolução como os alicerces iniciais da construção desta pré-fase de formação.
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184 f
Este trabalho estuda quatro peças escritas por jovens dramaturgos estreantes (O Assalto, Fala Baixo Senão Eu grito, À Flor da Pele e As Moças) que, ao surgirem no panorama do teatro brasileiro de 1969, foram consideradas pelo crítico Sábato Magaldi como representantes de um movimento específico, com características próprias, por ele denominado 'nova dramaturgia'. Para testar a hipótese da existência deste movimento, analisam-se a recepção da crítica da época aos textos mencionados e os traços de subjetividade neles existentes, concluindo-se que a proposição de Magaldi não se constitui.
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140f
No início do século XX, o teatro era o centro da vida social do Rio de Janeiro, no entanto, as temporadas viviam, quase que exclusivamente, das companhias estrangeiras que nos visitavam anualmente, sempre com muito sucesso. Dentre vários fatores, a falta de uma escola dramática é apontada com uma das causas da decadência da cena nacional. Este trabalho apresenta o estudo dos primeiros anos de funcionamento da Escola Dramática Municipal, a primeira escola de teatro oficialmente criada no Brasil em 1908. Algumas reflexões sobre os métodos utilizados pelos professores João Ribeiro (Prosódia), Eduardo Victorino (Interpretação) e Fernando Magalhães (Fisiologia das Paixões) procuram oferecer subsídios para o estudo da formação do ator brasileiro.
Este trabalho se constitui em um resgate da obra do encenador e empresário do teatro de revista brasileiro Jardel Jércolis, no período compreendido entre 1925-1944. As três companhias que dirigui : a Companhia de Sainetes e
O objetivo de estudo deste trabalho é a atriz brasileira Juliana Carneiro da Cunha. Seu objetivo é recuperar um processo de criação da personagem através da investigação da carreira da atriz e de sua formação. Ou seja, indentificar uma possível técnica de atuação, por sua vez, denominada de escrita corpórea, a qual está relacionada à história do trajeto de uma atriz. Assim, tal investigação partiu da análise dos documentos adquiridos, como: fotografias, videos, criticas jornalísticas e entrevistas. Desta forma, pretende-se não somente traçar o percurso de Juliana Carneiro da Cunha nos campos do teatro, cinema, televisão e dança, bem como se aprofundar em uma arte de ator. Para tanto, a pesquisa sugere várias reflexões: o papel do pesquisador de teatro, a relação entre ator e personagem, a relação do ator com seu corpo e etc.
Projeto voltado para o estudo do desenvolvimento psicossocial da criança da Educação infantil da escola pública, na tentativa de analisar como o teatro pode oferecer situações estimulativas para a realização de atividades escolares. Essa proposta busca entendimento sobre o teatro na educação a partir de uma reflexão sobre as interações existentes entre o jogo dramático e o jogo teatral, bem como sobre a contribuição desses jogos na vida escolar da criança que constantemente é colocada em situações de aprendizagem e desafiada a resolver questões que exigem certo grau de dificuldade. Assim sendo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma o teatro, no contexto escolar, poderá possibilitar a superação dessas dificuldades. O referencial que fundamentará este trabalho recairá nas perspectivas teórico-metodológicas e privilegiará uma discussão com os autores que investigaram essa questão, tais como Spolin, Ryngaert e Koudela, dentre outros.
A Pesquisa está organizada em dois eixos que se entrecruzam. O primeiro deles é a análise da atuação do palhaço americano Avner, the Eccentric no espetáculo Exceptions to gravity, que é resultado do acúmulo de suas experiências ao longo de 38 anos de ofício. O segundo é o processo de criação de um número, que objetiva verificar de que maneira as questões levantadas se transformavam a partir da experimentação da pesquisadora, que também é palhaça. A análise tem como foco: princípios do palhaço; autoria e apropriação; relação com a platéia e técnica dos movimentos, definidos a partir da pedagogia aplicada por Jacques Lecoq, um dos principais mestres de Avner, na École Internationale de Théâtre. O número, denominado Balões!, foi documentado em DVD e é parte integrante da dissertação.
Esta dissertação discute a performance da coreira do Tambor de Criola do Maranhão, reconhecendo as principais características desta dança, sua inserção no sagrado e no divertimento popular, bem como as principais mudanças ocorridas ao longo da sua existência. Analisa os principais movimentos da coreira e sua relação com os elementos que constituem esta manifestação, onde se percebe a restauração de comportamentos onde o corpo alcança devires que leva o performer a um momento espetacular compondo movimentos extracotidianos e que podem servir como apoio ao trabalho de criação artística para o Teatro Educador.
Este projeto de pesquisa pretende constituir-se como elemento facilitador do processo de composição da personagem a partir do corpo e da voz do ator, com base em uma proposta interdisciplinar, agregando elementos de três áreas do conhecimento: teatro, lingüistíca e fonoaudiologia - dentro da perspectiva pulsátil do teatro contemporâneo que entende a voz como um prolongamento do coprpo do ator e este como elo de ligação entre palco e plateia.
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[x] + 205 f
O presente Memorial relata uma experiência relacionada ao desempenho do ator em monólogos de Tchekov no Brasil. Baseia-se num estudo dos problemas apontados pela crítica, atores e diretores diante das montagens das obras deste dramaturgo no país. Desenvolvemos esta pesquisa a partir de entrevistas, depoimentos e, sobretudo através da experiência como ator na montagem de dois monólogos do dramaturgo: Os Males do Fumo e Um Papel Trágico. Dois diretores de formação diversa, David Herman e Claudio Torres Gonzaga, foram escolhidos para que se pudesse pesquisar os limites, interferências e diferenças de suas concepções no trabalho do ator, e cotejá-los com os problemas encontrados em montagens anteriores no Brasil.
A pesquisa trata da construção e elaboração de um exercício coreógrafo em Dança-Teatro, com o objetivo de decodificar e formalizar etapas de trabalho que possam contribuir para a estruturação de uma possível sugestão metodológica de trabalho pedagógico nessa área. Para que melhor pudéssemos desenvolver o exercício coreógrafo tornou-se necessária uma investigação sobre a gênese da Dança-Teatro buscando em sua gênese e natureza um caminho para a montagem do exercício coreográfico. Em seguida, iniciamos o relato do desenvolvimento do exercício coreográfico descrevendo as etapas que o constituíram como a escolha do tema, a definição do texto dramático, a construção da trilha sonora e a corporificação da personagem Frida Kahlo. Descrevemos todo o processo de construção desse corpo-texto, a importância dos laboratórios de experimentações corporais, a co-autoria das executantes refletindo diretamente no resultado da obra, a importância dos laboratórios de improvisações que também objetivavam levar o impulso criador a uma conexão orgânica e imediata com o movimento e a construção do exercício coreográfico propriamente dito. Acreditamos que, a partir dos estudos desenvolvidos no Exercício Coreográfico Frida Kahlo, possamos dar uma contribuição para os estudos das Artes Cênicas no que se refere à especialidade da Dança-Teatro.
Breve análise de textos dramatúrgicos encenados no Rio de Janeiro durante o período de 1889/1922 e sua relação com a sociedade da época, patenteando a importância das obras teatrais do período no processo de crescimento e amadurecimento cultural do país.
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126 f
Este trabalho desenvolve algumas reflexões básicas sobre a contribuição das obras cenográficas de Marcos Flaksman e de Hélio Eichbauer, no Teatro Ipanema, no Periódo entre 1968 e 1974, partindo das encenações de O Jardim das Cerejeiras de Tcheckhov, O Assalto de José Vicente, A Noite dos Assassinos de Jose Triana e Ensaio Selvagem de José Vicente. A análise investiga o alcance de seus cenários no contexto da linguagem da encenação e suas participações na co-autoria do espetáculo, sob o ponto de vista do espectador/fruidor, bem como os fenômenos de espectação, apoiados nas críticas publicadas e no estudo da iconografia dos espetáculos enfocados.
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xiii 62 f + anexos
Reflexão sobre as possibilidades de aproveitamento da Capoeira nas atividades de preparação corporal do ator brasileiro. Investigação sobre o universo da preparação corporal no Brasil. Breve estudo do universo da Capoeira e suas múltiplas especificidades como dança/luta/jogo. Um estudo comparativo da 'luta desarmada' da escola de Lecoq e suas similitudes com a prática da Capoeira. Defesa da inclusão da Capoeira no currículo das escolas e instituições de ensino superior de teatro no Brasil.
Este trabalho discute formas de compreender e relacionar conhecimento e diversão no teatro para crianças, a partir da articulação de três áreas de interesse: educação, didática e diversão. Assim, busca entender quais os elementos mais comuns ao espetáculo didático para crianças, e em que medida essa forma teatral específica constrói conhecimentos e diverte. A partir de referências teóricas fundamentais colhidas nas discussões sobre o 'teatro didático' de Bertolt Brecht, pretende verificar como conhecimento e diversão são operacionalizados no teatro para crianças que produz cena teatral vinculada a projetos institucionais não escolares e que podem apresentar intenções educativas diferenciadas. Para tanto, dois projetos cariocas são analisados, Peças de Museu, do Museu do Thelephone, e História em Cena do Centro Cultural Banco do Brasil, especialmente a partir da análise de peças teatrais, programas de montagens e 'cadernos educativos'.