A análise da peça Leonor de Mendonça e, particularmente, um leitura atenta do Prólogo, permite constatar que Gonçalves Dias concilia teses românticas e clássicas com rara lucidez ideológicas e estéticas.
Programa de Pós Graduação em Literatura Brasileira
Os estudos sobre Leonor de Mendonça não são muito numerosos e geralmente se articulam a capítulos ou prefácios que versam sobre a produção dramática de Gonçalves Dias como um todo ou acerca do teatro romântico no Brasil. A presente tese se propõe a apresentar um estudo mais extenso e aprofundado da obra prima gonçalvina. A escolha dessa peça também se deveu ao célebre Prólogo que a antecede, pois ele discute aspectos importantes da estética romântica dialogando com as produções europeias e sobretudo com o Prefácio de Cromwell de Victor Hugo. O escopo deste trabalho é analisar o drama Leonor de Mendonça privilegiando o contexto de produção da obra do ponto de vista estético. Nesse sentido, o exame da peça abrangerá um estudo sobre os gêneros dramáticos em voga no período e a relação da obra gonçalvina com essas estéticas teatrais. A ideia é perceber como os elementos do drama burguês, do melodrama, do drama histórico e romântico bem como aspectos da literatura gótica estão imbricados no texto em questão. Além disso, a permanência de elementos clássicos e neoclássicos também será discutida ao longo dos capítulos do presente estudo. O intento desse exame é assinalar como a comunicação com esses gêneros contribui para o desenvolvimento do drama. Nesse exercício transparece de forma mais tangível o diálogo de Gonçalves Dias com Victor Hugo e também a interação com as tragédias de Schiller. Considerada um drama histórico, com efeito, a obra em questão se estrutura inter-relacionando características de diferentes gêneros. Mais do que o resultado de uma relação intergêneros, em Leonor de Mendonça as diversas experiências estéticas do autor foram subsumidas na composição conformando-se em um drama efetivamente romântico de enredo trágico e conteúdo crítico que ainda permanece atual. Este trabalho também compara a peça gonçalvina com dramas e tragédias brasileiros coetâneos a fim de demonstrar a singularidade da história da duquesa de Bragança nesse contexto em que a estética romântica no teatro ainda não fora totalmente compreendida ou admitida. De uma perspectiva mais ampla, pretende-se com a presente tese contribuir para o estudo do teatro de Gonçalves Dias e a pesquisa sobre o romantismo no Brasil.
O objetivo deste estudo é a história do trajeto da cantora e atriz italiana Augusta Candiani (1820-1890), que buscamos recompor por meio de crônicas teatrais do período coberto por sua carreira no Brasil (1844-1880) e de documentos de fontes diversas, bem como procurando contextualizar te´rica e historicamente aquele momento social e cultural. No decorrer de quase 40 anos de atuação no Brasil do Séc. XIX, discorremos sobre suas atividades múltiplas entre o erudito e o popular, da ópera à modinha, do teatro dramático à opereta. Pretendemos verificar como sua história pode se colocar como ilustração do teatro brasileiro de seu tempo.