O objetivo deste artigo é analisar a inserção do Conservatório de Música na sociedade Imperial. Misto
de instituição governamental e particular, procuramos observar na trajetória do Conservatório as
relações criadas a partir de um projeto civilizatório do Império, bem como as estratégias utilizadas
para a definição da posição social do músico e da instituição na rígida hierarquia de uma sociedade
senhorial.
O trabalho investiga a atividade musical da cidade de São Paulo no período de 1765 a 1822
e verifica como a circulação da música entre as esferas profana e sagrada e o consequente
processo de laicização dos espaços contribuiram para a ampliação das práticas de sociabilidade
da época. Com este estudo, evidenciam-se as atividades da Casa da Ópera no governo
de D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão e como elas propiciaram à cidade de
São Paulo uma integração cultural às principais cidades do Brasil colonial.
O objetivo deste estudo é a história do trajeto da cantora e atriz italiana Augusta Candiani (1820-1890), que buscamos recompor por meio de crônicas teatrais do período coberto por sua carreira no Brasil (1844-1880) e de documentos de fontes diversas, bem como procurando contextualizar te´rica e historicamente aquele momento social e cultural. No decorrer de quase 40 anos de atuação no Brasil do Séc. XIX, discorremos sobre suas atividades múltiplas entre o erudito e o popular, da ópera à modinha, do teatro dramático à opereta. Pretendemos verificar como sua história pode se colocar como ilustração do teatro brasileiro de seu tempo.