Programa de Pós Graduação em Literatura Brasileira
Os estudos sobre Leonor de Mendonça não são muito numerosos e geralmente se articulam a capítulos ou prefácios que versam sobre a produção dramática de Gonçalves Dias como um todo ou acerca do teatro romântico no Brasil. A presente tese se propõe a apresentar um estudo mais extenso e aprofundado da obra prima gonçalvina. A escolha dessa peça também se deveu ao célebre Prólogo que a antecede, pois ele discute aspectos importantes da estética romântica dialogando com as produções europeias e sobretudo com o Prefácio de Cromwell de Victor Hugo. O escopo deste trabalho é analisar o drama Leonor de Mendonça privilegiando o contexto de produção da obra do ponto de vista estético. Nesse sentido, o exame da peça abrangerá um estudo sobre os gêneros dramáticos em voga no período e a relação da obra gonçalvina com essas estéticas teatrais. A ideia é perceber como os elementos do drama burguês, do melodrama, do drama histórico e romântico bem como aspectos da literatura gótica estão imbricados no texto em questão. Além disso, a permanência de elementos clássicos e neoclássicos também será discutida ao longo dos capítulos do presente estudo. O intento desse exame é assinalar como a comunicação com esses gêneros contribui para o desenvolvimento do drama. Nesse exercício transparece de forma mais tangível o diálogo de Gonçalves Dias com Victor Hugo e também a interação com as tragédias de Schiller. Considerada um drama histórico, com efeito, a obra em questão se estrutura inter-relacionando características de diferentes gêneros. Mais do que o resultado de uma relação intergêneros, em Leonor de Mendonça as diversas experiências estéticas do autor foram subsumidas na composição conformando-se em um drama efetivamente romântico de enredo trágico e conteúdo crítico que ainda permanece atual. Este trabalho também compara a peça gonçalvina com dramas e tragédias brasileiros coetâneos a fim de demonstrar a singularidade da história da duquesa de Bragança nesse contexto em que a estética romântica no teatro ainda não fora totalmente compreendida ou admitida. De uma perspectiva mais ampla, pretende-se com a presente tese contribuir para o estudo do teatro de Gonçalves Dias e a pesquisa sobre o romantismo no Brasil.