Este estudo desenvolve uma análise da dramaturgia da Silveira Sampaio em ralação à tradição de costumes brasileira, investiga através de comédias de Martins Pena e da produção de Geração Trianon. Aspectos próprios do cômico são identificados nessas dramaturgias à luz dos pensadores Henri Bergson e Vladímir Propp, cujas teorias serviram de fundamento para elaboração de um método de análise textual pontuado nos elementos: enredo, caracter e piada. Em segundo momento, pesquisa-se a fortuna crítica de Silveira Sampaio e identificam-se tendências paradoxais na historiografia teatral brasileira de aproximá-lo da corrente modernista ou relegá-lo à condição de um autor menor. O uso de referências à psicanálise - no contexto das décadas de quarenta e cinqüenta - é objeto de investigação para a inclusãode sua dramaturgia na esfera do moderno. Além de aspectos próprios do conteúdo, também a forma - através de análise das construções dialogais - serve para esta aproximação. A obra do dramaturgo Nelson Rodrigues - contemporâneo a Silveira Sampaio - serviu como principal modelo de dramaturgia brasileira moderna. As peças de Silveira Sampaio A garçonnière de meu marido e Deu Freud contra são estudadas em maior profundidade, com o propósito de corroborar as premissas apresentadas neste estudo.