A pesquisa trata da construção e elaboração de um exercício coreógrafo em Dança-Teatro, com o objetivo de decodificar e formalizar etapas de trabalho que possam contribuir para a estruturação de uma possível sugestão metodológica de trabalho pedagógico nessa área. Para que melhor pudéssemos desenvolver o exercício coreógrafo tornou-se necessária uma investigação sobre a gênese da Dança-Teatro buscando em sua gênese e natureza um caminho para a montagem do exercício coreográfico. Em seguida, iniciamos o relato do desenvolvimento do exercício coreográfico descrevendo as etapas que o constituíram como a escolha do tema, a definição do texto dramático, a construção da trilha sonora e a corporificação da personagem Frida Kahlo. Descrevemos todo o processo de construção desse corpo-texto, a importância dos laboratórios de experimentações corporais, a co-autoria das executantes refletindo diretamente no resultado da obra, a importância dos laboratórios de improvisações que também objetivavam levar o impulso criador a uma conexão orgânica e imediata com o movimento e a construção do exercício coreográfico propriamente dito. Acreditamos que, a partir dos estudos desenvolvidos no Exercício Coreográfico Frida Kahlo, possamos dar uma contribuição para os estudos das Artes Cênicas no que se refere à especialidade da Dança-Teatro.