O texto apresenta algumas observações críticas de duas
passagens do encontro As Formas Fora da Forma. O primeiro
destaque refere-se à fala de João das Neves acerca do Centro Popular
de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC-UNE) e à Carta
de Princípios, escrita por Carlos Estevam Martins, para alimentar
discussões internas e que foi tomada como documento oficial do CPC.
O segundo ponto relaciona-se à fala de Lindolfo do Amaral, em sua
participação na mesa sobre teatro de rua, na qual o autor destaca a
importância do Movimento Brasileiro de Teatro de Rua.
O presente artigo analisa as atividades do setor teatral do Centro Popular de Cultura
da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), entre 1961-1964, bem como suas concepções
acerca da função da arte durante o período marcado pelas discussões em torno das “Reformas de
Base”. Utilizando de fontes primárias e bibliográficas, este estudo privilegia as teses elaboradas
pela entidade em relação ao papel político do teatro, além das diferentes percepções de
intelectuais e artistas engajados em relação à estética teatral e à mensagem política das obras
artísticas. Entre os resultados desta pesquisa verificou-se que a organização cepecista surgiu do
processo de renovação do teatro brasileiro e das contradições econômicas e políticas dos
governos de Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, e que a entidade fomentou uma ampla
discussão em torno da cultura nacional e da cultura popular, responsável por campanhas
populares e antiimperialistas, ocorridas antes da instalação do governo militar.
Instituto de Artes/ Programa de pós-graduação em Artes da Cena
266 páginas
Oduvaldo Vianna Filho é reconhecidamente um dos dramaturgos brasileiros de maior relevância da década de sessenta e setenta. Em sua obra buscou retratar o panorama político nacional, refletindo sobre questões como o imperialismo norte-americano, o papel da militância, a realidade do operariado e do camponês, a universidade, enfim, temáticas que, apesar de serem classificadas como "datadas", ainda hoje geram controvérsias. Dessa forma, esta dissertação de mestrado buscou aprofundar os estudos sobre a obra de Vianinha, tendo como foco central a análise das seguintes peças: A mais-valia vai acabar, seu Edgar; Brasil versão brasileira; O Auto dos 99%; Quatro quadras de terra e Os Azeredos mais os Benevides, produzidas pelo dramaturgo no período em que esteve vinculado ao Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). As análises foram realizadas com base nas obras de alguns teóricos que exerceram influências sobre o trabalho de Vianinha como, por exemplo, Bertolt Brecht, Erwin Piscator dentre outros. Sendo assim, foram utilizados os conceitos de teatro épico, teatro de revista e agitprop, fundamentais para a compreensão das peças. O resultado deste trabalho visa demonstrar que as obras dramáticas em questão possuem valor artístico e não apenas histórico, social ou político.