O projeto investiga o florescimento do teatro militante e as novas configurações do artista engajado na cidade de São Paulo nas duas últimas décadas, tendo como referência a atuação e organização dos grupos teatrais Engenho Teatral, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Buraco d¿Oráculo e Brava Companhia. Deste modo, essas companhias e seus integrantes são entendidos como agentes que compartilham de determinados discursos e opções políticas que os colocam como parte de uma série de grupos teatrais militantes que estão em posições semelhantes na cena teatral brasileira, aliando a dramaturgia contestadora ao questionamento acerca do modo pelo qual a produção teatral está estruturada. O desafio do projeto, portanto, é compreender como as condições estruturais (objetivas e simbólicas) desse contexto de produção, por um lado, e a organização, posicionamento e discurso político das companhias, por outro, se articulam de maneira a criar um contexto de possibilidade de existência e difusão dessas companhias, bem como esboçar os traços desse artista engajado
Estudo sobre o caráter pedagógico do processo colaborativo no que se refere à formação de dramaturgos. O processo colaborativo é um modo de criação teatral surgido a partir da década de noventa do século vinte, que está relacionado às condutas contemporâneas de produção e compartilhamento de conhecimento. Neste trabalho, são utilizadas três matrizes operacionais, que são as estruturas comuns aos variados processos colaborativos praticados pelos grupos de teatro. Elas possibilitam aos dramaturgos a formulação de diversos procedimentos de criação. As três matrizes são: o tema, a hierarquia flutuante e o retorno crítico. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa estão baseadas na compreensão da dramaturgia colaborativa realizada nos grupos de teatro observados e na análise de sua influência na concepção do projeto pedagógico do curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro
Esta pesquisa teve como finalidade identificar de que maneira algumas especificidades histórico-sociais brasileiras se projetaram na dramaturgia cômica de Martins Pena e Arthur Azevedo. Tendo como ponto de partida estudos reconhecidamente importantes sobre o país, foram analisadas as comédias desses dois autores, buscando destacar os pontos em que as peculiaridades locais estivessem refletidas na estrutura da forma dramática, como assimilação e/ou alteração dos modelos de dramaturgia adotados por eles. Muitas características das obras de Pena e Azevedo mostraram ter correspondência com fundamentos sociais brasileiros apontados por Sérgio Buarque de Holanda e Maria Sylvia de Carvalho Franco, entre outros estudiosos de sociologia, história e estética do Brasil
Esta pesquisa traz uma análise do trabalho do ator, diretor e dramaturgo Renato Borghi, tendo como foco o reconhecimento de elementos que possam determinar um estilo próprio em sua atuação e a identificação de aspectos de brasilidade também a partir de seu trabalho como intérprete.
A pesquisa analisou todo o processo de criação do espetáculo CHALAÇA a peça, encenado por Marcio Aurelio, baseado no romance O Chalaça de José Roberto Torero, com atores da Cia. Les Commediens Tropicales. A pesquisa se empenhou, assim, em construir uma crítica genética do espetáculo CHALAÇA a peça.
O principal objetivo da dissertação é mostrar como a poética cômica desenvolvida pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu para a Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes é parte de sua continuada contribuição à cena nacional. São objetos de nossa análise: a relação desse autor com o grupo a que se destinam esses textos, a evolução de sua poética cômica e o espaço por ela ocupado na história do teatro brasileiro.
Neste trabalho, é analisada a produção teatral com que o literato Henrique Maximiniano Coelho Netto (1864-1934) inaugurou sua intervenção nos palcos cariocas, em especial o 'poema dramático' Pelo Amor! (1897), o 'episódio lírico' Ártemis e a 'balada em prosa rítmica' Hóstia (1898). Através de tais obras o literato almejava combater a crise que, segundo seu julgamento, o teatro enfrentava. É proposta, na dissertação, a análise das três peças de Coelho Neto à luz da produção teatral e crítica da época.
Programa de pós Graduação em educação na faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Esta dissertação de mestrado é fruto de processos criativos realizados junto a professores de diversas áreas, em duas experiências: uma realizada no ano de 2011 com o corpo docente de uma escola, nas dependências da escola, na cidade de Campinas - SP. Outra na cidade de São Paulo - SP, no ano de 2012, com professores de diversas instituições escolares, nas dependências de um espaço cultural público. Ambas experiências consistiram em processos de criação na perspectiva do teatro - documentário, partindo de elementos das histórias de vida dos professores como disparadores para a ação criativa. Nesse sentido, esta pesquisa procurou identificar categorias de análise na medida em que um processo de criação é, em si, um processo de pesquisa qualitativa. A partir dessas categorias, aponta-se para um caminho de formação de professores por suas histórias de vida e autobiografias, tendo a Performance como um intercampo para produção de conhecimento.
A dissertação propõe participar do resgate, através de um espetáculo, da relação cena teatral e pensamento do povo brasileiro. Para alcançar esse objetivo, o projeto se estrutura em cinco capítulos introdutórios; um libreto com a proposta dramatúrgica, dividido em oito movimentos, e um capítulo conclusivo.
Este trabalho disserta sobre o processo de escrita e encenação de Cantos Periféricos, do grupo Teatro da Conspiração, de Santo André, entre 2002 e 2004. É analisada a elaboração do texto a partir da observação e a pesquisa sobre roteiros de cinema e notícias do cotidiano de uma periferia. Também é analisado o processo de montagem do texto sob o ponto de vista de uma dramaturga-encenadora na sua relação com o ator, através dos workshops de criação, depoimentos pessoais, noções do teatro-dança e partituras de ações físicas.
O texto que constitui este trabalho é uma reflexão teórica sobre processo criativo através da máscara desenvolvida com os atores da Companhia Teatral Nosconosco do Rio de Janeiro. Este trabalho parte de uma experiência prática na construção de um espetáculo teatral e seu desenvolvimento criativo com objetos de uso cotidiano que levam o ator ao estado da máscara e sua reflexão teórica.
Essa dissertação analisa a diferenciação entre representação e interpretação e mostrar o processo de formação de um ator não-interpretativo proposto pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP. Também foi criado um CD-ROM para que essa proposta de processo fosse substancializada por um meio audiovisual.
Essa dissertação procurou mostrar como Figueiredo Coimbra (1866-1899) cria a série humorística Diálogos, com características da crônica e do teatro. A coluna foi publicada de julho de 1895 a janeiro de 1899 no periódico carioca A Notícia, somando um total de 467 textos. A temática central versa sobre o cotidiano do final do século XIX. Coimbra aproveita a sua experiência como dramaturgo para inserir em suas crônicas as estruturas e convenções que faziam sucesso no teatro. Anexada à dissertação, encontram-se 133 crônicas anotadas, referentes ao ano de 1895, que constituem o corpus deste trabalho.
Esta tese apresenta uma jornada pela dramaturgia do autor José Joaquim de Campos Leão Qorpo Santo (1829-1883). Tem como objetivo transcriar sua escritura, inventando uma biografia poética do escritor gaúcho, por meio da elaboração de uma dramaturgia audiovisual. Possui, como capítulo integrante da tese, uma peça audiovisual.
Resumo: A pesquisa propôs uma investigação da dramaturgia de José Joaquim de Campos Leão, cognominado Qorpo-Santo (1829-1883), com ênfase em seus vínculos com o teatro oitocentista brasileiro, especialmente em relação aos gêneros dramáticos populares. O drmaturgo gaúcho corresponde a um curioso caso da nossa historiografia teatral, visto que sua obra literária foi lidas pelos letrados do século XIX como puro disparate; contudo, no século XX, alguns críticos e pesquisadores deo teatro brasileiro, classificaram tal produção dramática como algo inovador, ligado a estéticas modernas. A hipótese levantada nessa pesquisa ampara-se na ideia de que a singularidade do autor, sancionada tanto pelos críticos oitocentistas quanto pelos pesquisadores do século XX e XXI, deve-se não a um afastamento radical em relação às tendências estéticas de seu tempo, e sim a circunstâncias estéticas e sociais que inviabilizaram o entendimento de sua obra junto a seus contemporâneos. Desse modo, realizou-se um estudo histórico da constituição do teatro completo de Qorpo-Santo ¿ considerando-se suas dezessete comédias ¿, mediante a investigação documental da sua obra literária a Ensiqlopédia e de determinados periódicosdo século XIX. Na primeira fonte, buscou-se informações sobre as ideias estéticas de Qorpo-Santo, além de pontos de consonância entre seus diversos escritos e suas comédias. Já na, realizou-se um levantamento de anúncios de espetáculos teatrais e críticas, que deram mostras das tendências e juízos estéticos em circulação no meio cultural do autor ¿ o recorte temporal deu-se entre 1851 e 1877. Pretendeu-se, dessa maneira, depreender referências concretas que permitiram avaliar os pontos de consonância e dissonância entre sua dramaturgia e a de seu período, contribuindo para um novo olhar crítico sobre o teatro de Qorpo-Santo
Esta pesquisa analisa a produção dramatúrgica de João das Neves, compreendendo, assim, os seguintes textos: O último carro (1964), O quintal (1978), Mural mulher (1979), Café da manhã (1980) e A pandorga e a lei (1983-1984), que, na sua totalidade, foram produzidos durante a ditadura militar no Brasil.
O teatro Meraviglia de José de Anchieta, representação religiosa do Brasil do século XVI, é estudado nessa tese em seus aspectos estéticos e ideológicos. Esteticamente, a meravigliosa dialética jesuítica coloca em cena, em cada canto e recanto da mata atlântica, aspectos do teatro popular, o uso do espaço cotidiano dos espectadores, a fala em sua língua, o escracho com seus costumes, os mimos, jeitos e trejeitos das personagens do Mal em contradição com a seriedade das personagens do Bem, dos anjos e santos.