A tese analisa a produção teatral dos 15 Núcleos de Artes Cênicas do SESI do Estado de São Paulo, serviço criado no ano de 1987, com vistas a comprovar que o ensino do teatro, quando realizado através de um amplo programa de serviço social, e de educação em termos de elaboração estética, por meio de sistemática de trabalho que encare o aluno como um cidadão criador, é transformador de vidas, em intensidade e extensão que se deduz imprevisíveis e imensuráveis. A reflexão inclui, além dos nossos 1600 alunos, anualmente atendidos, o público dos Teatros Populares do SESI. Da avaliação das mais de 30 horas de entrevistas colhidas e dos resultados de quase 400 questionários respondidos, conclui-se que o aprendizado teatral, assim como o que se pratica nos Núcleos de Artes Cênicas do SESI, é transformador das vidas das pessoas envolvidas, em todas essas comunidades de fazer teatral; uma transformação que é, ao mesmo tempo, pessoal, política e social. É conclusivo que mudanças aconteçam a partir da vivência teatral, seja essa vivência de palco como de platéia, e o Serviço Social da Indústria, garantindo atendimento gratuito, a todas as idades, sem qualquer pré-requisito, para suas aulas de iniciação teatral e cursos de montagem, e o envio de espetáculos de qualidade, para cada uma de suas unidades, durante todo o ano, oferece essa oportunidade, em todas as regiões do estado de São Paulo, onde se localiza um Teatro Popular do SESI.