O texto não é um artigo de cunho acadêmico. É antes um pequeno memorial, em primeira pessoa, sobre a criação do espetáculo Primus, adaptação do conto Comunicado a uma academia (de 1917), de Franz Kafka, criado pela Boa Companhia em 1999. Pela natureza do espetáculo, temas como dramaturgia de imagem, teatro físico, teatralidade/performatividade, teatro-documento, processos colaborativos tecem o
contexto dentro do qual se gestou o espetáculo e que acompanha seus
mais de dez anos de carreira, com seu elenco original.
Fundador do teatro moderno brasileiro, Nelson Rodrigues instiga a reflexão em diversas áreas do conhecimento, quer seja no teatro, na literatura, na sociologia, na psicologia, na semiótica ou na filosofia. Nosso estudo busca confrontar o que oautor denomina como seu Teatro Desagradável (composto pelas peças míticas Álbum de Família, Anjo Negro, Senhora dos Afogados e Dorotéia) com o Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, buscando pontos de contato entre esses que foram momentosfundadores de uma nova poética. Neste sentido, utilizaremos como chave de leitura a poética do devaneio, de Gaston Bachelard, amparada na fenomenologia da imaginação simbólica e da imaginação material, cujo anseio é colocar-nos em contato com apotência geradora das imagens primordiais do poeta. Operando nas interfaces entre o mito, o arquétipo, a imagem e o signo poético, nossa investigação busca situar a obra do dramaturgo brasileiro no contexto das grandes transformações poéticas doséculo XX, no panorama do teatro ocidental, detectando e analisando os elementos de modernidade que a compõem.