A presente dissertação refere-se à pesquisa acerca do treinamento contemporâneo do ator de teatro a partir das máscaras do Palhaço e do Bufão e à busca pela síntese desses treinamentos na elaboração de um espetáculo-solo, Madrugada. A investigação, o registro e a reflexão sobre esse universo pertencente à prática de trabalho do ator dividem-se em duas etapas. A primeira parte pretende elucidar os conteúdos principais praticados nos treinamentos com as duas máscaras. Para isso, investigou-se bibliografia específica e recorreu-se a metodologias desenvolvidas por pesquisadores-práticos do trabalho do ator, diretores ou atores, fazendo referência a elas, sempre que necessário, conforme registradas pela pesquisa Procedimentos metodológicos do trabalho do ator de teatro: primeiras investigações, coordenada pelo Prof. Dr. Antonio Januzelli, desenvolvida entre os anos de 1999 e 2000, da qual a autora desta dissertação foi colaboradora. Na segunda parte, efetua-se o registro de etapas da criação do espetáculo Madrugada e de sua formalização final, em consonância com pesquisa prática de treinamento com as máscaras do Palhaço e do Bufão. Constitui parte obrigatória da defesa uma apresentação do espetáculo feita para a banca examinadora.
Atenção! Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. Para alguns deles, no entanto, acrescentamos a opção "Visualizar/Download", que remete aos sites oficiais em que eles estão disponibilizados. Além disso, a seção "Links para publicações online ou sites especializados" dá acesso a sistemas de buscas complementares a este banco de dados.