O presente trabalho é um estudo defendendo que as reflexões de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem e da estética devam ser aplicadas no ensino de teatro, em benefício da educação escola. Para a elucidação das questões levantadas, são apresentados alguns exercícios ministrados a turmas de alunos do 2o segmento do ensino fundamental e ensino médio, de um escola particular da Zona Sul do Rio de Janeiro. Embora se tratando de um estudo preliminar, esta dissertação fornece indícios de que o ensino do teatro na escola, aplicado conforme os preceitos dialógicos de Mikhail Bakhtin, favoreça o aprendizado da linguagem, o desenvolvimento da capacidade de reflexão do aluno, e a construção de sua alteridade. Isto porque, entendemos a linguagem como essencialmente dialógica, os conceitos bakhtinianos nos permitem afirmar que o sonho de se fazer da escola o espaço para a construção da cidadania implica em se reconhecer o aprendizado da linguagem como condição indispensável para isto. Afinal, é através da linguagem que somo capazes de estabelecer o encontro com o 'outro'. Dessa forma, uma vez que o teatro trata-se de um expressão artísitica de extrema potencialidade dialógica, o seu ensino, na escola, certamente pode criar condições indispensáveis para a garantia de uma pedagogia verdadeiramente emancipadora.
O trabalho de teatro na escola, voltado para a montagem de espetáculos, já foi prática difundida nas grandes instituições de ensino, não apenas no Brasil como em todo o mundo. A partir do desenvolvimento do Teatro-Educação, onde se busca compreender as características particulares da linguagem teatral infantil, essa prática foi muitas vezes questionada. A presente dissertação se propõe a investigar como o espetáculo teatral na escola se desenvolve hoje na cidade do Rio de Janeiro, tanto na escola pública, quanto na particular, uma vez que professores graduados em Artes Cênicas dividem espaço com professores vindo de outras áreas. Trata-se de pesquisar se existe a busca de conquistas pedagógicas durante todo o processo, mesmo em um trabalho voltado para um resultado final e como estas conquistas se descubram em determinadas etapas da montagem como a escolha do texto, a distribuição de papéis, os ensaios e o confronto com o público.
Esta pesquisa estuda a aplicação de uma estratégia de ensino do teatro em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro a partir do uso do cinema, especificamente em seu viés cômico, visando à aproximação entre os alunos e a linguagem teatral. Inicialmente, esta análise aborda a escola pública e seus mecanismos de ensino e aprendizagem, buscando traçar um panorama das dificuldades específicas encontradas pelo ensino de teatro dentro deste contexto. Esta investigação relata, em seguida, as experiências e os exercícios realizados com o cinema em sala de aula, principalmente por meio da seleção e análise de alguns produtos da filmografia de Charles Chaplin e o uso progressivo desta experiência para o desenvolvimento do jogo teatral. Neste processo são analisados os mecanismos de comicidade encontrados nos filmes e sua aplicação em jogos de improvisação. Esta pesquisa, finalmente, relata os processos de construção de produtos cênicos realizados por alunos de 6º ano submetidos à oficina teatral, refletindo sobre a pertinência da metodologia empregada.