Como as aulas de teatro na escola podem contribuir para a compreensão acerca da relação que futuros professores estabelecem com a linguagem, particularmente a língua escrita? Como a relação que futuros professores estabelecem com a linguagem artística do teatro pode evidenciar sua relação com o conhecimento? Como a escola compreende e trabalha a linguagem, o conhecimento e a reflexão estética? A partir destas questões, o presente estudo procura analisar a relação que uma turma de um curso de formação de professores estabelece com a linguagem do teatro, a partir do contexto escolar.
Para tanto, foram acompanhadas durante seis meses do ano letivo de 1998, as aulas de teatro de uma turma de 3o ano (em nível de ensino médio) de um colégio particular de formação de professores, no Rio de Janeiro. As relações que a turma estabeleceu com a linguagem estética naquelas aulas foram estudadas e comparadas com algumas de suas relações com a linguagem escrita.
O estudo procura contribuir para a reflexão acerca da formação do professor - sua relação com a linguagem, com o conhecimento e consequentemente com sua prática profissional.
A realização deste estudo baseia-se em compreensões de linguagem, expressão estética e de narração fundamentadas no pensamento de Mikhail Bakhtin, Fayga Ostrower e Walter Benjamin. Entende-se que a opção por uma visão dinâmica e global acerca da linguagem e do conhecimento seja fundamental à construção de um ensino e de uma sociedade capazes de resgatar o humano no homem. Compreende-se também que ética, estética e conhecimento estão entrelaçados, dependendo da maneira como nos relacionamos com a nossa linguagem, nossa expressão, e com o "outro".
Programa de pós Graduação em educação na faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Esta dissertação de mestrado é fruto de processos criativos realizados junto a professores de diversas áreas, em duas experiências: uma realizada no ano de 2011 com o corpo docente de uma escola, nas dependências da escola, na cidade de Campinas - SP. Outra na cidade de São Paulo - SP, no ano de 2012, com professores de diversas instituições escolares, nas dependências de um espaço cultural público. Ambas experiências consistiram em processos de criação na perspectiva do teatro - documentário, partindo de elementos das histórias de vida dos professores como disparadores para a ação criativa. Nesse sentido, esta pesquisa procurou identificar categorias de análise na medida em que um processo de criação é, em si, um processo de pesquisa qualitativa. A partir dessas categorias, aponta-se para um caminho de formação de professores por suas histórias de vida e autobiografias, tendo a Performance como um intercampo para produção de conhecimento.