O presente trabalho é um estudo defendendo que as reflexões de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem e da estética devam ser aplicadas no ensino de teatro, em benefício da educação escola. Para a elucidação das questões levantadas, são apresentados alguns exercícios ministrados a turmas de alunos do 2o segmento do ensino fundamental e ensino médio, de um escola particular da Zona Sul do Rio de Janeiro. Embora se tratando de um estudo preliminar, esta dissertação fornece indícios de que o ensino do teatro na escola, aplicado conforme os preceitos dialógicos de Mikhail Bakhtin, favoreça o aprendizado da linguagem, o desenvolvimento da capacidade de reflexão do aluno, e a construção de sua alteridade. Isto porque, entendemos a linguagem como essencialmente dialógica, os conceitos bakhtinianos nos permitem afirmar que o sonho de se fazer da escola o espaço para a construção da cidadania implica em se reconhecer o aprendizado da linguagem como condição indispensável para isto. Afinal, é através da linguagem que somo capazes de estabelecer o encontro com o 'outro'. Dessa forma, uma vez que o teatro trata-se de um expressão artísitica de extrema potencialidade dialógica, o seu ensino, na escola, certamente pode criar condições indispensáveis para a garantia de uma pedagogia verdadeiramente emancipadora.
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