Utilizando como fontes principais as atas da câmara dos Deputados, os folhetins líricos, as cartas da diretoria do teatro de São Pedro de alcântara e os autos da Questão Villa Nova do Minho, este artigo pretende desvelar a rede da qual faziam parte políticos, artistas e empresários teatrais do Rio de Janeiro imperial, na época em que o tráfico negreiro foi totalmente proibido. as duas figuras principais contempladas serão o dramaturgo e músico Luiz Carlos Martins Penna (1815-1848) e o barão, visconde e traficante negreiro português José Bernardino de Sá (c. 1802-1855), presidente da diretoria do teatro de São Pedro de alcântara, onde a maioria das comédias de Mar-tins Penna foi encenada. O período abordado no texto é iniciado quando duas de suas comédias são censura-das, sendo finalizado com a disputa judicial pela vultosa herança de José Bernardino de Sá.
as balizas temporais que enquadram e classificam as obras de um autor estão associadas a processos de demarcação de seu sentido que se revelam muitas vezes móveis e fugidios. Nessas operações, empreende-se um trabalho de apropriação e reapropriação de seu significado por vezes estranho às in-tenções que guiaram os autores dessa ou daquela obra. Dias gomes e sua produção teatral não escaparam, obviamente, a determinadas periodizações e classificações que implicam, no fundo, maneiras de ver e editar que procedem a construções e reconstruções várias, quando não a desconstruções. Neste artigo, pretendo examinar a trajetória do dramaturgo Dias gomes tendo como referências básicas os textos teatrais e os livros lançados pelas editoras civilização Brasileira, nos anos 1970, e Bertrand Brasil, na década de 1980.
Para Vladimir Jankélévitch, os acontecimentos são cada vez menos engraçados na medida em que abrangem regiões mais profundas e mais centrais da existência. Não se brinca com a morte, porque ela mata; brinca-se, porém, de esconde-esconde com as variedades empíricas do perigo. Isto posto, pretendo analisar neste artigo os textos teatrais Torquemada (1971) e Murro em ponta de faca (1978), de augusto Boal. Escritos pelo autor no exílio, procurarei contextualizar o fenômeno do riso nessas condições particulares. Paralelamente, darei destaque aos temas da identidade, do ser, da alteridade e da angústia.
A trajetória artística de Benjamim Santos no teatro brasileiro é o fio condutor para entender um conjunto de situações históricas marcadas por tensões e conflitos, em meio às quais foram utilizados certos dispositivos estéticos resultantes da experiência social que integra a cultura e a memória na segunda metade do século XX. o artigo tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural empreendida nos palcos brasileiros, a partir da constituição de uma linguagem teatral peculiar que denuncia os excessos da ditadura militar brasileira e expõe suas implicações nas formas estéticas de atuação social, a militância de Benjamim Santos e sua participação nos principais movimentos culturais e políticos do período.