Resumo: A pesquisa propôs uma investigação da dramaturgia de José Joaquim de Campos Leão, cognominado Qorpo-Santo (1829-1883), com ênfase em seus vínculos com o teatro oitocentista brasileiro, especialmente em relação aos gêneros dramáticos populares. O drmaturgo gaúcho corresponde a um curioso caso da nossa historiografia teatral, visto que sua obra literária foi lidas pelos letrados do século XIX como puro disparate; contudo, no século XX, alguns críticos e pesquisadores deo teatro brasileiro, classificaram tal produção dramática como algo inovador, ligado a estéticas modernas. A hipótese levantada nessa pesquisa ampara-se na ideia de que a singularidade do autor, sancionada tanto pelos críticos oitocentistas quanto pelos pesquisadores do século XX e XXI, deve-se não a um afastamento radical em relação às tendências estéticas de seu tempo, e sim a circunstâncias estéticas e sociais que inviabilizaram o entendimento de sua obra junto a seus contemporâneos. Desse modo, realizou-se um estudo histórico da constituição do teatro completo de Qorpo-Santo ¿ considerando-se suas dezessete comédias ¿, mediante a investigação documental da sua obra literária a Ensiqlopédia e de determinados periódicosdo século XIX. Na primeira fonte, buscou-se informações sobre as ideias estéticas de Qorpo-Santo, além de pontos de consonância entre seus diversos escritos e suas comédias. Já na, realizou-se um levantamento de anúncios de espetáculos teatrais e críticas, que deram mostras das tendências e juízos estéticos em circulação no meio cultural do autor ¿ o recorte temporal deu-se entre 1851 e 1877. Pretendeu-se, dessa maneira, depreender referências concretas que permitiram avaliar os pontos de consonância e dissonância entre sua dramaturgia e a de seu período, contribuindo para um novo olhar crítico sobre o teatro de Qorpo-Santo
A presente pesquisa analisa e interpreta as peças Death of salesman [A morte do caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo norte-americano Arthur Miller (1915 - 2005), e A Moratória (1955), do dramaturgo brasileiro Jorge Andrade (1922 - 1984), apoiando-se na forma da tragédia moderna, e baseando-se em ambos enredos, isto é, nos textos teatrais e nos seus respectivos conteúdos dramáticos reflexivos. Tais dramas mostram que tanto Miller quanto Andrade dividiram a mesma inquietude, propondo conflitos baseados em crises históricas, com o objetivo de evidenciar a luta do homem comum contra a sociedade, através do cotidiano de dois patriarcas e suas famílias, os quais estão deslocados com o desenvolvimento social e econômico de meados do século XX. Para entender esses e outros conflitos e como estão inseridos dramaturgicamente, este estudo está organizado da seguinte forma: o primeiro capítulo contextualiza historicamente a tragédia até sua condição moderna, após a influência do drama e de sua crise, com o propósito de se chegar à discussão sobre a tragédia e sua condição liberal adquirida na contemporaneidade. O segundo capítulo, apresenta a vida e a obra de ambos os dramaturgos, seguida das considerações iniciais acerca das peças em questão e de seus respectivos conteúdos históricos. E o terceiro capítulo, compara e analisa os aspectos relevantes de ambos os enredos, tais como: o conflito entre pais e filhos, a representação das mulheres, dos protagonistas como heróis modernos, das casas como plano de fundo das ações dramáticas e dos recursos formais cênicos que ajudam a dar expressividade às inquietações e à realidade subjetiva vivida pelos personagens.