Esse trabalho é o estudo da construção e da elaboração das práticas performativas e estéticas da folia de reis, desenvolvidas pela comunidade e pelo performer no Bairro Zumbi, localizado na periferia de Cachoeiro de Itapermirim no Espirito Santo. O estudo desenvolve sob a perspectiva do conceito antropológico proposto por Barba, da etnocenologia de Jean Marie Pradier e do conceito performativo de Victor Turner e Richard Schechner. A observação do grupo de Folia de Zumbi ocorre no contexto do seu ciclo ritual, partindo da hipótese de que a Folia de Reis, além de ser um folguedo - manifestação tradicional de devoção e fé passada de geração a geração -, é uma prática performatica que reafirma e desenvolve hábitos e costumes de uma comunidade. Objetiva-se, nessa pesquisa identificar/analisar e descrever praticas performativas de folia de reis; investigar a Folia de Reis da comudade de Zumbi na perspectiva crítica da antropologia contemporânea; avaliar os processos de construção dessa manifestação e suas interferências em momentos cotidianos e sociais. A metodologia de pesquisa é interdisciplinar, fundamentada em conceitos e categorias de análise dos estudos da performance e antropologia do teatro, seguindo os procedimentos da revisão teórica e do trabalho etnólogo ou folclorista, com base no registro documental realizado em campo. Dessa forma, mostra-se um conjunto de valores e hábitos compartilhados, tanto sociais e comportamentais como estéticos num bairro popular da periferia da cidade: um espaço comum de organização e expressão e expressão de culturas de resistências, constatadas em seu contexto, inclusive na Folia de Reis de Zumbi.
Este trabalho se estabelece como um dossiê que tem como objetivo abordar o teatro realizado no Espirito Santo, na década de 70 do século XX, que se caracterizou, sobretudo, por ser amador. Durante a década, houve diversas manifestações teatrais realizadas, principalmente, por estudantes universitário, organizadas em festivais, mostras e encontros. Esses eventos apresentam considerável importância para a historiografia teatral do Espírito Santo, visto que refletem as idéias dos grupos teatrais, em oposição à ditadura militar vigente na época. Procura-se também contrapor a produção teatral capixaba àquela ocorrida nos dois grandes centros culturais do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Uma fonte básica para a realização da pesquisa foi o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, orgão estadual responsável por arquivar todos os documentos e matérias jornalisticas destinadas à visualização do mundo cênico e cultural capixaba, além de outras fontes, de extrema importância para a elaboração da pesquisa. Também para confirmar a produção textual da época, foram feitas entrevistas com artistas que participaram ativamente do teatro na época e que hoje atuam ainda nos segmentos culturais da capital capixaba. Um dos objetivos da pesquisa foi recortar e recolher material sobre o teatro capixaba na década de setenta, já que há poucos escritos sobre o assunto. Sobre o teatro contemporâneo, foram feitas algumas entrevistas que recortam a situação atual das artes cênicas no Espírito Santo.
O presente trabalho de pesquisa teve como proposito fomentar uma reflexão sobre a interferência do palhaço no espaço hospitalar, tomando o riso como um elemento social com poder de transformar o cotidiano do trabalho no hospital. Refletiu os efeitos do riso, promovido pelo palhaço, no bem estar emocional dos profissionais de saúde, bem como analisou a aceitação das ações do palhaço sob a ótica daqueles. Quanto aos objetivos, tratou-se de uma pesquisa analítica com caráter qualitativo, desenvolvida num hospital público de Vitória - ES, onde o grupo Especialistas do Riso desenvolve suas atividades há doze anos. Realizou-se observação das atividades do grupo e posteriormente foram pesquisados vinte e oito profissionais de saúde que contemplaram os critérios de inclusão da amostra. A análise final indicou que os profissionais de saúde reconheceram que a experiência lúdica como o palhaço além de tornar o ambiente menos sobrecarregado, estimula as relações humanas fazendo fluir uma comunicação menos técnica e por conseguinte, contribui significativamente com o processo de humanização hospitalar.
A educação tradicional apresenta números negativos e o afastamento entre alunos e professor é um dos fatores que contribuem para o fracasso escolar, gerando atraso, gastos financeiros e problemas sociais. Assim, analisar a relação professor-aluno é uma das formas de otimizar os resultados obtidos pela relação ensino-aprendizagem. O modelo tradicional de ensino favorece a bipolaridade professor-estudante, com tendência à criação de barreiras. Isso posto, a teoria do Teatro, bem como o uso das metodologias ativas, os jogos teatrais e as dinâmicas de grupo e seu período de aproximação dos pólos se mostram interessantes para a Educação. A figura do professor-ator surge para transformar o comportamento da platéia, que sai da passividade para a atividade. Para alcançar tal resultado, são utilizadas metodologias construtivas, ativas e inclusivas. Este trabalho analisa a sala de aula como palco e assim estuda, também, as várias formas de metodologias ativas, principalmente as dinâmicas de grupo, procurando apontar, durante todo o tempo, uma correlação entre Teatro e Educação. O enfoque do estudo se localiza na redução do hiato comunicativo entre professor tradicional e aluno com perfil pós-moderno. Dessa forma, sua proposta é avaliar a utilização das metodologias ativas (leia-se dinâmicas de grupo) nos resultados acadêmicos em um universo composto por duas escolas de nível médio, utilizando, para isso, pesquisas de campo e revisão bibliográfica.
Os debates presidenciais televisivos remontam a 1950, no célebre conjunto de encontros entre Kennedy e Nixon durante a disputa pela presidência norte-americana. No Brasil, tornou-se uma instituição midiática pós-1989, quando Collor e Lula (re) inauguraram a prática. O objeto desta dissertação, mais contemporâneo, é o debate organizado pela TV Globo no segundo turno das eleições presidenciais de 2002, que colocou frente a frente os então candidatos Lula Inácio da Silva (PT) e José Serra (PSDB). Entende-se que tal evento midiático, ou media event (para mantermo-nos fiéis à denominação utilizada por Daniel Dayan e Elihu Katz), pode ser entendido dentro dos estudos da performance iniciados por Richard Schechner e Victor Turner. Pretende-se, aqui, analisar o tele debate presidencial enquanto cerimônia midiática, cujo objetivo final é, através da performance dos participantes, provocar na platéia uma reação específica: o voto. Entende-se que estudar os teledebates presidenciais é mais do que apenas aprofundar-se em estratégias políticas e mercadológicas dos candidatos. Acusados freqüentemente de promover a despolitização através das especularização. É decifrar também como a esfera política e a esfera midiática, ambas com alto grau de performance, se unem e se inter-relacionam.
Conjunto de diferentes expressões, a arte é considerada cada vez mais como um importante agente em prol da integração social de dependentes quimicos e portadores de transtornos mentais, uma vez aplicada com resultados expressivos em outras classes, onde o teatro é uma das expressões privilegiadas. O 'Teatro dos Oprimidos', caracterizado na obra de Augusto BOAL (2000), é um bom exemplo de como a arte dramática pode servir a este último fim, baseando-se em conceitos com elevação da auto-estima e o trabalho comunitário, tendo conseguido resultados significativos via instituições de reabilitação. Neste sentido, a improvisação é uma das técnicas mais recorrentes, sendo uma forma de trabalhar a autonomia e a criatividade, tornando estes cidadãos mais extrovertidos e sociáveis com eles próprios e com o meio que se inserem. O objetivo de estudo consiste em investigar através de uma amostra, qual tem dido o papel do teatro-terapia com um recurso para o tratamento de usuários de múltiplas drogas assistidos por um centro de prevenção e tratamento de toxicômanos. O estudo proposto é relevante sob o aspecto social, uma vez que focaliza o papel do teatro centrado na instituição que promove a atenção e reintegração social do dependente químico. A configuração descrita desta pesquisa, além das considerações introdutórias e conclusivasm, está contida em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo apresenta o quadro teórico onde são revistas e consideradas as bases epistemológicas que servirão para embasamento das discussões subseqüentes, iniciando com uma breve introdução sobre os conceitos da arteterapia e inclusão do teatro dentro desta proposta, a função deste como instrumento de transformação, fechando o quadro de embasamento, colocando em foco o fundo psicanalítico da arteterapia, destacando a aplicação de princípios da Gestalt-terapia em associação com o teatro terapêutico. No segundo capítulo, avalia-se o contexto do dependente químico, os aspectos sociológicos relacionados à dependência química, assim como a importância da intervenção social nos programas institucionais e o papel da teatroterapia nesse contexto. O terceiro capítulo descrece a vertente empírica da pesquisa, tendo como objetivo a inquisição sobre o papel do teatro como um recurso terapêutico dentro do Centro de Prevenção e Tratamento do Toxicômanos (CPTT), local de realização do estudo de caso. POr fim, serão apresentadas as conclusões alcançadas, tendo em vista os objetivos propostos e as dificuldades encontradas, incluindo alguns complementos ao trabalho realizado.
A partir do estudo da diversidade cultural negra do Sapê do Norte do Espírito Santo, esta pesquisa discute sua principal manifestação: O Ticumbi de São Benício, em Conceição da Barra. A problemática constrói - se no significado que este teatro popular representa na cultura capixaba, porém tal representação não é, muitas vezes, valorizada pela sociedade. A pesquisa visa a resgatar a história da chegada do negro à região norte, bem como investigar o processo de escravização e conquista paulistana dos seus direitos. As insurreições, no passado e a intervenção da Aracruz Celulose, nos dias atuais, foram detectadas como fatores de agravamento das dispersões e desterritorialização da terra. Observou-se a necessidade do registro memorial, assim como a importância da história oral. Quando se reinterpretou a história e as referências aos assuntos relacionados á comunidade negra do norte do espírito santo fez-se também necessária a conceitualização de patrimônio imaterial e o funcionamento da instituição do IPHAN. Essa abordagem justifica-se pelo fato de o Ticumbi ser um patrimônio imaterial, juntamente com seus participantes. Entretanto, em análise a esses conceitos estabeleceu-se que o registro Ticumbi torna-se muito mais importante no meio da comunidade quando há a valorização da política cultural autóctone e dos meios que se criam para preservar a permanência do Ticumbi através dos seus participantes e pela aceitação deste patrimônio como um marco significativo de cultura da região.
A dissertação analisa a prática de teatro comunitário realizada pelo grupo Artevida na Escola Família Agrícola de Nestor Gomes, zona rural do município de São Mateus, norte do Espírito Santo. A reflexão sinaliza para o processo de reconhecimento e assunção da identidade cultural em torno da ludicidade na educação do campo, tendo como foco principal, o teatro comunitário. A história da pedagogia da Alternância é o ponto de partida para compreendermos a contribuição do teatro na escola e na comunidade. A interação artístico-teatral no contexto escolar da Pedagogia da Alternância pode ser traduzida como um componente importante para a formação interdiciplinar, o despertar da consciência crítica e a construção da cidadania. Podemos considerar a Artevida como um teatro em busca, pois no teatro de busca nos preocupamos mais com o processo do que com o resultado. Embora a tentativa de integrar o teatro a pedagogia escolar não é tarefa tão simples, na EFA de Nestor Gomes, esse fenômeno acontece naturalmente. O teatro é espaço da reflexão e da interação sem precisar ser classificado como tal. Ele está presente no fazer educativo dos alunos e na resposta da comunidade.
Para introduzir o assunto deste trabalho dissertativo, foi relatado de forma analítica e descritiva uma espetáculo de teatro premiado, com artistas da delegação apaeana de Pernambuco. Tal premiação foi conquistada no VI Festival Nacional de Artes 'Nossa Arte', no qual se apresentaram artistas com deficiência mental e/ou outras deficiências, alunos representando APAEs de todo o país, apontando como questão inicial para este trabalho, o fato da formação do público de tal festival ter se constituídos quase que completamente por pessoas ligadas ao movimento apaeano. O ponto principal de discurssão desta dissertação abarcou a grande dificuldade de inclusão social plena das pessoas com deficiência mental e como um evento desta ordem poderia se apresentar como estratégia inclusiva. Analisando também a perspectiva do artista com deficiência mental e do público envolvido na causa apaeana, seria possível compreender a fundamental importância da Educação Especial, mais precisamente aquela que se associa à Arte-Educação e ao Teatro-Educação para trabalhar a conquista da autonomia e da cidadania de seus educandos. Para a metodologia de análise, foram utilizadas, principalmente pesquisas de materiais bibliográficos e documentais, avaliando também os registros fotográficos do referido evento, realizado em Palmas, capital do Tocantins, em setembro de 2005. Para discutir a questão do artista-espectador com deficiência mental, foram convidados alguns pensadores dos teatro, como Patrice Pavis e Bertolt Brecht. Com Pavis, a discursão aconteceu em torno da análise do artista-espectadorcom deficiências, partindo da ótica da relação entre palco e público. Com Brecht, a reflexão trabalhada foi sobre o sentido do teatro, o qual pode ser também educativo sem deixar de ser teatro. O teatro realizado por artistas com deficiência mental e recebido por um público especificamente envolvido com deficiências pode apresentar significativas análises reflexivas. Tal possibilidade de teatro foi paresentada num festival de âmbito nacional, que favoreceu a divulgação destes talentos artísticos, mostrando que o teatro na educação pode contribuir de forma progressista e inclusivista para a transformação social
Esse trabalho analisa a importância do teatro como elemento auxiliar na melhoria da Qualidade de Vida das pessoas da Terceira Idade. Para alcançar o meu objetivo, elegi o espaço do primeiro Centro de Convivência para a Terceira Idade da Prefeitura Municipal de Vitória, capital do Espírito Santo, onde se reuni o grupo de teatro 'Tempero da Ilha', objeto da minha pesquisa. Para este trabalho entrevistei vinte e cinco mulheres na faixa etária de sessenta e oito anos, optei pela análise de conteúdo objetivando a discursão dos temas: teatro, Centro de Convivência/Grupos de Convivência, velhice, sexualidade, felicidade, saudade, morte e solidão. Com esse trabalho, observei que o Centro de Vivência passou a ser considerado o segundo lar dos entrevistados e que o teatro, enaquanto atividade culrural, que estimula a memória, as trocas, a aquisição de novas amizades e o crescimento individual, pode também proporcionar alegria, prazer, suscitar novas ideias e incentivar a vaidade, elemento que se qualificam como complementos para a melhoria da Qualidade de Vida.
A vila e distrito de Helvécia, município de Nova Viçosa, extremo sul da Bahia, é o endereço da comunidade que insiste em preservar as memórias e culturas de tradição como lugares fabricantes de performances entre os tempos fronteiriços da Modernidade e da 'Pos-modernidade'. As manifestações e suas poéticas, ao serem realizadas, captam o seio do fluxo social fragmentados verbais da história, de ancestralidade e de memória, comportamentos e vozes narrativas que foram propositalmente deixados sob os escombros para recompor historicamente as performances fragmentadas. Helvécia é palco das manifestações culturais populares de origem afrodescendente, bem como das práticas econômicas, políticas e culturais como ações de uma sociedade contemporânea. As manifestações culturais vivenciadas por esses moradores afrodescendentes, especialmente a dança bate-barriga, vêm sofrendo fortes interferências políticas e ambientais em consequência dos efeitos sociais e econômicos oriundos das ações das empresas gerenciadoras da monocultura do eucalipto. Este estudo pauta-se em uma análise crítico-política a respeito da situação dessas manifestações, em especial da dança bate-barriga, sob os efeitos socioeconômicos dessa monocultura. Investiga, ainda, se existe negociações políticas entre as forças de poder hegemonicamente institucionalizadas e a comunidade, sob o aspecto de comunidade negra. Neste processo, utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa e o estudo de caso etnográfico como procedimento de análise, o que possibilita aproximar do campo e da realidade em estudo, presenciar com maior segurança os diferentes grupos de cultura, suas manifestações, e ainda permite interagir de forma mais concreta com o processo de captura das informações. Além disso, possibilita aprofundar na realidade social em estudo, estabelecer divisões para melhor desenvolver as ações propostos e entender o contexto da pesquisa e seu entrelaçamento a partir da realidade do objeto.
Esta dissertação trata da utilização da linguagem da performance no ensino da Arte para um grupo específico de alunos, trabalhadores da Companhia Siderúrgica de Tubarão (Serra-ES) e estudantes de uma unidade escolar localizada na própria empresa, a Unidade Educacional Sesi - CST ou 'Nossa Escola'. Essa unidade de ensino constituiu-se a partir de um projeto em parceria com o sistema Sesi de ensino, inciando suas atividades em 1994 e encerrando-se em 2004. O trabalho analisa as experiências performáticas vividas nas aulas de Arte, em dois projetos distintos: o 'Terra', elaborado em 2003, cujo objeto de estudos foram fotografias di artista Sebastião Salgado encontradas no livro homônimo, mesclando linguagens artísticas como artes visuais, teatro e performance; o 'Performances', realizado em 2004, a partir de releituras em performance e vídeo de variadas obras de artistas plásticos. No relato dessas duas experiências, o que se procura é refletir de que forma se desenvolveu o pensamento artístico e estético do grupo. As experiências são fundamentadas com base no estudo das teorias sobre jogos, teatro-educação e performance, de autores como Richard Schechner (1988, 1996, 2003), Viola Spolin (1987), Johan Huizinga (1996) e Erwing Goffman (2002). O estudo pretende contribuir para as discursões sobre o uso da linguagem performática nas aulas de Artes.
Esse estudo fornece um relato sobre o fazer teatral na Região da Grande Vitória, Estado do Espírito Santo, nos anos de 2005 e 2006. São abordadas questões relativas ao ensino de teatro, locais de apresentações e demais elementos que integram os procedimentos de montagens teatrais dos grupos atuantes na região.
É no carnaval que o cidadão comum pode com liberdade e criatividade viver o jogo de inversão que é uma das maiores caracteristicas da festa. A pesquisa de algumas formas de brincar me levou a identificar a presença de elementos religiosos inseridos na maior desta popular brasileira, sendo a estrutura processional das Escolas de Samba um dos aspectos do trabalho. No Estado do Espírito Santo escolhi o 'Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Jucutuquara' como objeto de estudo. Além das influências religiosas percebidas nas estruturas organizacionais das agremiações carnavalescas, a 'Unidos de Jucutuquara' conta com a presença de um folião especial, que além de destaque e autor de enredo é também representante da Igreja Católica. Dário Ferreira da Silva - Padre Dário - é sacerdote da Congregação Salesiana e esteve a frente da Igreja de São Sebastião, no bairro de Jucutuquara, em Vitória, Espirito Santo, no período de 1998 a 2006. As Escola de Samba, consideradas elementos de um festa profana, abrigam em suas estruturas aspectos de religiosidade e são cultuadas por milhares de 'fieis', inclusive por um sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, que juntamente com sua comunidade transita por 'dois espaços considerados distintos'. Para o Padre Dário, no entanto, essa divisão não o impede de celebrar a festa, na magia e no compasso do mais brasileiro dos ritmos - o samba.
O presente trabalho pretende estudar a performance do Garoto Bombril - Carlos Moreno - a partir dos conceitos de Performance, Estudos dos Gêneros e Feiúras. A questão principal é estudar um garoto-propaganda que, por quase três décadas, esteve no ar buscando subverter os estereótipos e conceitos estético-publicitários e criando um novo tipo. A pesquisa busca desvendar como um homem franzino, meio tímido, desconcertado, falível, frágil e, por vezes, afeminado tornou-se um dos personagens mais marcantes da história da publicidade televisiva. Nesse contexto, o estudo irá analisar 12 comerciais em que o personagem atuou durante o período de quase três décadas. O objetivo principal é analisar a performance do Garoto Bombril; o objetivo específico, analisar o trabalho do ator na construção do personagem, identificando os elementos que o constituem e influenciam no aspecto artístico e social.