Esta dissertação trata da utilização da linguagem da performance no ensino da Arte para um grupo específico de alunos, trabalhadores da Companhia Siderúrgica de Tubarão (Serra-ES) e estudantes de uma unidade escolar localizada na própria empresa, a Unidade Educacional Sesi - CST ou 'Nossa Escola'. Essa unidade de ensino constituiu-se a partir de um projeto em parceria com o sistema Sesi de ensino, inciando suas atividades em 1994 e encerrando-se em 2004. O trabalho analisa as experiências performáticas vividas nas aulas de Arte, em dois projetos distintos: o 'Terra', elaborado em 2003, cujo objeto de estudos foram fotografias di artista Sebastião Salgado encontradas no livro homônimo, mesclando linguagens artísticas como artes visuais, teatro e performance; o 'Performances', realizado em 2004, a partir de releituras em performance e vídeo de variadas obras de artistas plásticos. No relato dessas duas experiências, o que se procura é refletir de que forma se desenvolveu o pensamento artístico e estético do grupo. As experiências são fundamentadas com base no estudo das teorias sobre jogos, teatro-educação e performance, de autores como Richard Schechner (1988, 1996, 2003), Viola Spolin (1987), Johan Huizinga (1996) e Erwing Goffman (2002). O estudo pretende contribuir para as discursões sobre o uso da linguagem performática nas aulas de Artes.