Este trabalho tem como objetivo analisar a formação da identidade cultural do personagem
Euricão na construção da memória social e do discurso literário, constituintes nos aspectos estéticos
dos risos na peça teatral O Santo e a Porca, alcunhadapor seu caráter cômico,evidenciados nos
risos intensos e nas zombarias da diegese desta obra, em virtude da frustação da vontade e do
ato de fazer alguém de bobo. Nessa peça teatral, de Ariano Suassuna, investigamos como acontece
a comicidade e, em seguida, analisamos os aspectos do riso presentes na trama narrativa da
obra, ressaltando as riquezas dessa representação sociocultural, como uma boa comédia nordestina
brasileira capaz de caracterizar o arquétipo literário de Euricão por meio da construção da
memória social e da produção de discursos em função, sobretudo das relações sociais, culturais,
religiosas comuns nas produções e vivências do povo nordestino sob à ótica, de Suassuna, em
algumas de suas peças teatrais.
A dissertação analisa a prática de teatro comunitário realizada pelo grupo Artevida na Escola Família Agrícola de Nestor Gomes, zona rural do município de São Mateus, norte do Espírito Santo. A reflexão sinaliza para o processo de reconhecimento e assunção da identidade cultural em torno da ludicidade na educação do campo, tendo como foco principal, o teatro comunitário. A história da pedagogia da Alternância é o ponto de partida para compreendermos a contribuição do teatro na escola e na comunidade. A interação artístico-teatral no contexto escolar da Pedagogia da Alternância pode ser traduzida como um componente importante para a formação interdiciplinar, o despertar da consciência crítica e a construção da cidadania. Podemos considerar a Artevida como um teatro em busca, pois no teatro de busca nos preocupamos mais com o processo do que com o resultado. Embora a tentativa de integrar o teatro a pedagogia escolar não é tarefa tão simples, na EFA de Nestor Gomes, esse fenômeno acontece naturalmente. O teatro é espaço da reflexão e da interação sem precisar ser classificado como tal. Ele está presente no fazer educativo dos alunos e na resposta da comunidade.