A presente pesquisa contribui para a análise da Companhia de Revistas e Burletas do Teatro São José, da cidade do Rio de Janeiro, da Empresa Paschoal Segreto, por meio do estudo de revistas e burletas de Carlos Bittencourt e Cardoso de Menezes, encenadas em seu palco, que também, por atuação duradoura (1911-1926), propiciou espaço privilegiado para experimentação, manutenção e fertilização dos gêneros do teatro ligeiro. Essa escrita cênica pauta-se por uma perspectiva de imediata complementaridade em sua performance. Teatro cômico e popular, essas revista e burletas apresentam um acervo técnico de elaboração que revela a presença de autores-ensaiadores.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
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Esta dissertação de mestrado faz um estudo sobre a composição do personagem-tipo através das burletas de Luiz Peixoto, contribui para a compreensão dos procedimentos existentes na construção do tipo cômico pelo autor dramático e sua posterior composição por parte do ator, utilizando-se dos personagens-tipo presentes nas burletas de Luiz Peixoto. Distintos dos mecanismos que envolvem outras formas de composição atorial, os atores que trabalham com tipos cômicos se baseiam em repertórios próprios, constituídos, de maneira muito particular, ao longo de sua carreira.