Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória pessoal e profissional
da compositora e musicista Chiquinha Gonzaga, refletindo sobre a sociedade
carioca da segunda metade do século XIX. Esse período foi de grandes
transformações (econômicas, sociais e culturais), o que possibilitou a intensificação
das produções teatrais e musicais no Brasil, viabilizando a construção de uma
Música Popular Brasileira. Dessa maneira, busca-se demostrar os choques e
tensões estabelecidos entre suas ideias e concepções com as expectativas e
preceitos estabelecidos na sociedade oitocentista, principalmente sobre o papel
delegado à mulher nesse contexto. Nosso intuito é analisar aspectos importantes
das obras produzidas por Chiquinha Gonzaga, a fim de compreender a sua busca
por uma Música Popular Brasileira. Sob esse aspecto, a análise da opereta A corte
na roça consegue demonstrar a aglutinação desses preceitos, tão caros à ela. Ao
mesmo tempo, marca a sua trajetória por ser o momento por excelência que ela
adentra os palcos do teatro, traçando – a partir do sucesso na estreia como
compositora e maestrina – os rumos de sua carreira.
A construção de narrativas fundadoras de identidades nacionais faz uso de uma memória seletiva,
enfatizando aspectos que tendem a ser revistos após retorno às fontes primárias. Este é o caso do lundu
dança, eleito como um dos pilares fundamentais da história da música popular no Brasil. O Lundu (lundum,
ondu, lundu), ao lado da caxuxa (ou cachucha), foi uma das várias danças exóticas apresentadas nas
performances teatrais desde fins do século XVIII, em Portugal, e na primeira metade do século XIX nos
palcos da América do Sul (Rio de Janeiro, Buenos Aires, Lima). Viajantes estrangeiros que assistiram às
performances de lundu (Debret, Rugendas, von Martius) compararam-no com as danças que eles conheciam
na Europa (fandango espanhol, allemanda alemã). O estudo detalhado de informações extraídas dos
periódicos e da análise comparativa de partituras do período (1821–1850) permite nova escuta do lundu,
como parte da trilha sonora da época.