O ensaio relata experiências poéticas urbanas entre estudantes de teatro e transeuntes que circulam no entorno do bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo. Relata e reflete sobre as possíveis relações da história do bairro encontrada nas ruas, as formas artísticas híbridas e o ato político dessa atividade.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
200 f
O presente estudo investiga a possibilidade de aplicação do Sistema do Teatro do Oprimido na prática pedagógica, objetivando a superação da contradição educador-educando-preconizada por Paulo Freire. Foi elaborado um planejamento para as aulas de Artes Cênicas realizadas em 25 encontros, com educandos de duas turmas de 8ª série do curso de 1° grau em uma escola do município do Rio de Janeiro. O Sistema de Teatro do Oprimido foi utilizado como procedimento pedagógico para o desenvolvimento das atividades. Descrevo o contexto onde se deu a pesquisa: a escola, os alunos, os professores, a organização das aulas e as atividades realizadas durante os encontros. Os resultados do estudo revelam que, embora, educador e educando estejam condicionados a reproduzir em sala de aula as relações sociais autoritárias e hierarquizadas, é viável uma transformação destas relações através do exercício do diálogo. Concluí que a utilização do Sistema de Teatro do Oprimido é adequada para educandos da 8ª série do 1° Grau. Suas técnicas propiciam ao educando o uso da linguagem teatral como um meio de expressão, comunicação e reflexão sobre si mesmo e sobre sua realidade, desenvolvendo nele a consciência crítica. Destaco, ainda, neste estudo, a importância de democratização das relações escolares, tanto a nível pessoal quanto administrativo, para a formação de cidadãos críticos e livres.