Este trabalho reúne informações básicas necessárias aos contadores de histórias que atuam no âmbito da escola, desde sua formação, preparação, até a apresentação de uma sessão. O testo procura definir termos como narração, experiência e jogo, além de um breve histórico sobre o gênero narrativo e sobre os primeiros contadore de história. Partimos do estudo de Walter Benjamin, que considera a narrativa uma experiência coletiva e também do pressuposto de que contar histórias é um jogo teatral, ao mesmo tempo que um isntrmento pedagógico. A pesquisa desenvolve alguns pontos importantes para a formação do contador de histórias no âmbito escolar, discorrendo sobre saberes necessários, desde técnicas e procedimentos, como também algumas metodologias a serem utilizadas para atingir seus objetivos. O trabalho pressupõe a existência de elementos do jogo teatral na atuação do contador, tal como a voz enquanto instrumento de sugestão de imagens e criação de platéia. A pesquisa apresenta, para aqueles que atuam no espaço escolar, possibilidades de crescimento na prática narrativa, encarando a contação de histórias como uma prática transformadora, capaz de estimular a interação com e entre estudantes e também com alguns aspectos da aprendizagem.
Luís Alberto de Abreu, dramaturgo brasileiro, propôs na Escola Livre de Teatro de Santo André um núcleo de pesquisa intitulado Narradores de Passagem. Esse Núcleo visa a formação de narradores na atualidade, embasando-se no narrador tradicional proposto por Walter Benjamin, mas realizando as adaptações necessárias para os dias de hoje. A formação deste narrador de passagem segue etapas específicas: discussões, estudos e análises sobre o narrador e as estruturas narrativas, aulas corporais, vocais e de memorização, apresentações em sala de aula e apresentações em campo. O objetivo dos narradores de passagem é gerar, por meio de apresentações artísticas de suas narrativas, reflexões acerca do tema passagem nos espectadores. O trabalho baseia-se na comparação das aulas assistidas no Núcleo, como aluna, no ano de 2006, com alguns trabalhos, pesquisas e autores que analisam o tema "narrador" e a performance artística da apresentação de um texto narrativo. A proposta deste trabalho é lançar um olhar sobre este novo modelo de narrador, analisar sua formação, bem como os resultados de sua atuação em campo.