Este trabalho reúne informações básicas necessárias aos contadores de histórias que atuam no âmbito da escola, desde sua formação, preparação, até a apresentação de uma sessão. O testo procura definir termos como narração, experiência e jogo, além de um breve histórico sobre o gênero narrativo e sobre os primeiros contadore de história. Partimos do estudo de Walter Benjamin, que considera a narrativa uma experiência coletiva e também do pressuposto de que contar histórias é um jogo teatral, ao mesmo tempo que um isntrmento pedagógico. A pesquisa desenvolve alguns pontos importantes para a formação do contador de histórias no âmbito escolar, discorrendo sobre saberes necessários, desde técnicas e procedimentos, como também algumas metodologias a serem utilizadas para atingir seus objetivos. O trabalho pressupõe a existência de elementos do jogo teatral na atuação do contador, tal como a voz enquanto instrumento de sugestão de imagens e criação de platéia. A pesquisa apresenta, para aqueles que atuam no espaço escolar, possibilidades de crescimento na prática narrativa, encarando a contação de histórias como uma prática transformadora, capaz de estimular a interação com e entre estudantes e também com alguns aspectos da aprendizagem.
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