Este artigo analisa o livro e o filme O pagador de promessas sob o aspecto cultural da diversidade na cultura brasileira. Verifica-se a influência do Modernismo sobre as obras, com base em considerações de Lilia Schwarcz, Zilá Bernd e Antônio Cândido. Além disso, o trabalho demonstra que o sincretismo é característica que comprova mudança de perspectiva importante e positiva, no que se refere à mestiçagem no Brasil.
Resumo : Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, e o perfil de alguns personagens que, como figuras políticas, intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem e a crítica do existente, mas também a crítica do modo de sua inserção no modo de produção capitalista e, portanto, a crítica da forma e do conteúdo de sua própria atividade.