Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
200 f + anexos
Este projeto, procurando verificar a transição cômica para encenação moderna no Brasil, no contexto urbano de modernização tecnológica dos meios de comunicação, pretende contribuir para a área temática de estudos culturais, dedicados à incisiva presença dos diretores estrangeiros no processo de 'reivenção' teatral brasileira, focalizando a análise nas intervenções teórico-práticas do italiano Ruggero Jacobi (diretor e crítico) na cena teatral do Rio de Janeiro, de São Paulo e Porto Alegre no decorrer da década de 1950. A partir da percepção de que estava sendo instalada, pela 'renovação' papulista, uma perspectiva de modernidade definida por valores referenciais de exelência estilística (só parcialmente integrados aos reais processos produtivos e criativos da tradição nacional) e movido pela convicção de que o processo cultural deveria ser entregue em termos transitivos (não de ruptura) à jovem geração brasileira, a leitura analítica e lucidamente empenhada de Jacobbi pontua o percurso da 'renovação' de bandeiras não correspondentes a espetáculos de sucesso e de objetivos a ela alternativos, que prefiguram no panorama um diferente percurso de desenvolvimento real, em direção a uma cena moderna 'popular' e 'de arte', a posteriori visivelmente fundamental para construção da identidade teatral nacional.