O presente artigo tem por objetivo evidenciar a singularidade da “calungueira” Dadi, ressaltando as transgressões realizadas por essa fazedora de bonecos num campo marcado pela genealogia historicamente masculina da tradição no Teatro de Bonecos do Rio Grande do Norte. Com 76 anos, Maria Ieda da Silva Medeiros – conhecida como Dadi –, constrói, veste, dá vida e movimento aos bonecos. A subversão dessa lógica na criação e no brincar perante bonecos e bonequeiros traduz seu diferencial ao provocar o riso nas pessoas apresentadas no decorrer da pesquisa. Para o arcabouço teórico foi utilizado o aporte teórico-metodológico das Ciências Sociais e da Antropologia, referências dos estudos culturais com abordagens sobre Memória e Tradição de autores como Halbwachs (1990) e Paul Zumthor (1993, 1997, 2005), entre outros, proporcionando ao trabalho uma atualidade relevante ao dialogar com diversos elementos e significados na produção de sentidos da singularidade da Mestra Dadi.
Essa dissertação se propõe a estudar quatro peças do repertório da companhia PeQuod de teatro de animação (Sangue bom, Filme noir, O Velho da horta e Peer Gynt), de modo a permitir uma reflexão teórica mais ampla sobre a dramaturgia no teatro de animação contemporâneo. A partir da noção de que a dramaturgia no teatro de animaçãosurge da conjugação de elementos literários e espetaculares (tais como as formas e materiais de que são feitos os bonecos e objetos, os modos específicos de manipulação e inserção dos bonecos e objetos no espetáculo teatral, as relações possíveis entre animadores e bonecos, dentre outras), este trabalho procura pensar o papel desempenhado pela dramaturgia na costrução e na leitura de espetáculos contemporâneos de teatro de animação. Os estudos das peças escolhidas levam em consideração a combinação de elementos que conduzem à construção dos discursos espetaculares, as características específicas da linguagem da animação que se impõem sobre a forma de composição e apresentação das dramaturgias dos espetáculos em questão, e a noção de escritura feita no espaço, com o objetivo de ressaltar traços peculiares à escrita dramatúrgica para o teatro de animação contemporâneo, assim como a relação dessa escrita com o restante do panorama teatral de nosso tempo.