Papel, tinta, madeira, tecido -: um estudo da conjugação de elementos dramatúrgicos e espetaculares no teatro contemporãneo de animação : a experiência da companhia PeQuod
Essa dissertação se propõe a estudar quatro peças do repertório da companhia PeQuod de teatro de animação (Sangue bom, Filme noir, O Velho da horta e Peer Gynt), de modo a permitir uma reflexão teórica mais ampla sobre a dramaturgia no teatro de animação contemporâneo. A partir da noção de que a dramaturgia no teatro de animaçãosurge da conjugação de elementos literários e espetaculares (tais como as formas e materiais de que são feitos os bonecos e objetos, os modos específicos de manipulação e inserção dos bonecos e objetos no espetáculo teatral, as relações possíveis entre animadores e bonecos, dentre outras), este trabalho procura pensar o papel desempenhado pela dramaturgia na costrução e na leitura de espetáculos contemporâneos de teatro de animação. Os estudos das peças escolhidas levam em consideração a combinação de elementos que conduzem à construção dos discursos espetaculares, as características específicas da linguagem da animação que se impõem sobre a forma de composição e apresentação das dramaturgias dos espetáculos em questão, e a noção de escritura feita no espaço, com o objetivo de ressaltar traços peculiares à escrita dramatúrgica para o teatro de animação contemporâneo, assim como a relação dessa escrita com o restante do panorama teatral de nosso tempo.
Atenção! Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. Para alguns deles, no entanto, acrescentamos a opção "Visualizar/Download", que remete aos sites oficiais em que eles estão disponibilizados. Além disso, a seção "Links para publicações online ou sites especializados" dá acesso a sistemas de buscas complementares a este banco de dados.