Esta dissertação investiga de que modo o conceito de 'Cidadão Dançante', desenvolvido pelo coreógrfo IvaldoBertazzo, foi incorporado em seus espetáculos, a partir da análise crítica das peças 'Folias Guanabaras' (2001) e 'Dança das Marés' (2002) criadas peara o Corpo de Dança da Maré. O estudo apresenta a trajetória de IvaldoBertazzo, na tentativa de identificar as características centrais de seu método de trabalho corporal e de compreender as bases do coneito de 'Cidadão Dançante'. Retrata, também, os principais elementos institucionais e programáticos do Centro de estudos e Ações Solidárias da Maré (ceasm), responsável pela implantação do Corpo de Dança da Maré. A análise de 'Folias Guanabaras' permite tratar o espaço - elemento fundador dadança - como ponto de entrada para abordar a proposta cênica de Bertazzo. A idéia de cidadania e sua articulação com a noção de comunidade são apresentadas como pontos relevantes para o entendimento da presença do 'Cidadão Dançante' neste espetáculo. Em 'Dança das Marés', a dimensão do tempo e seus desdobramentos na dança ajudam a destacar a coralidade que caracteriza as peças do coreógrafo. O trabalho discute, aina, as transformações que o conceito de 'Cidadão Dançante' sofreu e a importância do Corpo de dança da Maré para essas transformações.