O estudo teórico acerca da dramaturgia brasileira das últimas décadas atribuise na medida em que contribui para o resgate da memória e da identidade nacional. Contudo, quando analisamos as produções do século XX, observamos o expressivo número de homens escrevendo para o teatro. Desde os tempos mais recuados, a dramaturgia produzida por mulheres é reduzida pela condição instituída socialmente de marginalização da figura feminina. Em geral, é comparada à escrita dos homens, sendo, pois, analisada a partir dos cânones de dominação masculina. Ao rastrear a produção dramatúrgica do período em questão, identificamos o trabalho de algumas importantes escritoras, destacando-se Consuelo de Castro. Seus textos expressam a preocupação relativa à condição social feminina no Brasil, em diferentes períodos da história do país. Assim, a dramaturga revela as transformações vividas pelas mulheres ao longo dos anos. Esta dissertação tem como foco o estudo da produção de Consuelo de Castro, em pelo menos três momentos distintos de sua carreira, focalizando a imagem da mulher representada em À flor da pele (1969), Louco Circo do Desejo (1983) e Only You (2001).