A presente pretende investigar a leitura singular do cenógrafo Helio Eichbauer acerca da dramaturgia de Nelson Rodrigues, notadamente no que tange á poética dos espaços criados pelo cenógrafo para quatro montagens de peças de Nelson Rodrigues: àlbum de Família, encenada por Martim Gonçalves no ano de 1968, em Caracas; Anjo negro, encenda por Ulisses Cruz em 1994, no Rio de Janeiro; Senhora dos Afogados,por Aderbal Freire, em 1995 no Rio de janeiro e a Mulher sem Pecados, por Luiz Arthur Nunes Também no Rio de janeiro, em 2000. O objetivo central da pesquisa foi averiguar se há um estilo que evidencie opções formais que tenham se condicionado pelo conteúdo desses textos. O que importa aqui é avaliar, nas encenações analisadas, de que forma o conteúdo dramátcico dos textosinpsirou o trabalho de Eichbauer, e assim apuarar se há um direcionamento no que se refere á forma plástica. A análise do material foi fundamentada no método iconológico desenvolvido pela professora Evelyn F.W. Lima (baseado em pesquisa de Erwin Panofsky), assim como nos estudos fenomelogicos de gaston Bachelard no texto A poética do Espaço. O estudo da dramaturgia foi orientado pelos textos conceituas da pesquisadora Ângela Leite Lopes.
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