Esta dissertação tem por finalidade revisitar, sobre o prisma da ação física, alguns processos de criação de Konstantin Stanislavski e Jerzy Grotowski elencando alguns conceitos co-relacionados como se mágico, circunstâncias dadas, tarefa, super-tarefa, fala cênica e tempo-rítmico em Stanislavski; e disciplina e espontaneidade, impulsos, associações, contato e ação total em Grotowski. A idéia é uma pesquisa que ofereça um texto de fácil leitura, tanto para profissionais quanto estudantes de teatro, com o objetivo de contribuir para a solução de problemas de ordem prática presentes no dia a dia de atores e diretores que utilizam ou gostariam de utilizar da ação física em seu trabalho.
Atenção! Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. Para alguns deles, no entanto, acrescentamos a opção "Visualizar/Download", que remete aos sites oficiais em que eles estão disponibilizados. Além disso, a seção "Links para publicações online ou sites especializados" dá acesso a sistemas de buscas complementares a este banco de dados.