Este trabalho tem como corpus a comédia musical Ópera do malandro, composta
em 1978 por Chico Buarque de Hollanda. O objetivo desta pesquisa é demonstrar
que o referido autor utilizou-se da teoria do teatro épico de Bertolt Brecht para traçar,
criticamente, o perfil da sociedade brasileira inserida no regime ditatorial de 1964 a
1984. O método utilizado para a análise política da peça teatral em questão foi o
estudo comparativo entre o comportamento de algumas de suas personagens
marcantes e o momento histórico que o país atravessava na década de 1970. Para
tanto, foram apreciados alguns trechos da obra, incluindo diálogos e música, bem
como, as composições ―O malandro‖, ―Se eu fosse o teu patrão‖ e ―Geni e o
Zepelim‖. Como suporte teórico o trabalho utiliza Bertolt Brecht (1978, 2004), Anatol
Rosenfeld (2011, 2012), Georg Lukács (1965, 1970), Peter Szondi (2001), Adélia
Bezerra de Meneses (2002), Solange Ribeiro de Oliveira (2011), dentre outros
nomes. O estudo da Ópera do malandro, a partir das ações das personagens e das
canções, confirma que Chico Buarque de Hollanda, por meio da teoria de Brecht,
metaforizou a situação política, social e econômica de um Brasil governado por
militares, a fim de criticá-la.