Resumo
Estudo da obra de Jorge Andrade, com ênfase especial no que a autora denominou de tetralogia metalingüística (A Escada, Rasto Atrás, As Confrarias e O Sumidouro). A primeira parte apresenta o projeto de concepção dos dois ciclos de produção do dramaturgo: do primeiro fazem parte as peças incluídas no volume Marta, a Árvore e o Relógio, e do segundo, inacabado, os textos escritos após o fechamento do primeiro ciclo, considerados de qualidade inferior. Nesse capítulo, a autora analisa as encenações e os caminhos percorridos pelo autor para elaborar o inter-relacionamento entre as peças, a fim de construir o primeiro ciclo como uma obra completa. A segunda parte estuda a maneira como os símbolos (Marta, Árvore e Relógio) aparecem nas peças, de modo a compor uma construção literária única, cooptada pelas ilustrações e epígrafes incluídas no livro. Nas duas últimas partes, a autora analisa as quatro peças metalingüísticas, tanto em relação aos aspectos memorialísticos, quanto na conexão com a História do Brasil e de São Paulo. Há especial ênfase nas análises de As Confrarias e O Sumidouro.