Este trabalho se propõe a avaliar um processo de preparação para atores, a partir do treinamento utilizado pela Companhia de Teatro Os Satyros, denominado Teatro Veloz. Através de uma discussão sobre o teatro no mundo contemporâneo e as influências principalmente de Artaud, Meierhold e Nietzsche, o Teatro Veloz desenvolveu técnicas e procedimentos que visam aprimorar o potencial criativo de seus intérpretes e, conseqüentemente, dar condições para o enriquecimento no processo de construção de suas personagens. Utilizando-se da bioenergética, especialmente do Grounding, exercício desenvolvido por Reich, esta tese pretende investigar a eficácia do Teatro Veloz, através de uma série de exercícios específicos para o ator, com ênfase no processo improvisacional. Esta pesquisa está baseada em práticas teatrais e estudos sobre a relação do intérprete e sua linguagem. Procura captar, em vivências, o processo criativo do ator e sua relação com a sua disponibilidade expressiva; e visa encontrar mecanismos internos e externos que possibilitem a percepção e decodificação de suas ações.
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