Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
Tese em dois volumes. Estudo do método de escrita da peça O homem e o cavalo (1933-1934), das relações nela estabelecidas com textos e gêneros artísticos diversos, com o pensamento estético oswaldiano e com o seu contexto de criação. Procura-se, nesse sentido, trabalhar o diálogo simultâneo da peça com técnicas vanguardistas e com o universo de certas manifestações populares, apontando tanto para o uso da técnica da montagem cinematográfica (tendo Eisenstein como referência) e da colagem futurista, quanto para uma escrita-em-quadros, à maneira do teatro de revista. A análise de O homem e o cavalo funciona, então, como o centro irradiador de um estudo que se projeta para uma revisão dos processos artísticos oswaldianos, em especial de sua concepção de teatro, marcada por uma poética conflituosa (em diálogo com a tradição brasileira e com a arte européia dos anos 1920 e 1930). O enfoque deste trabalho, fundamentalmente analítico, se faz acompanhar, porém, do registro historiográfico da fortuna crítica da dramaturgia de Oswald de Andrade, apontando para questões mais amplas, ligadas à formação do teatro moderno brasileiro. 620 p.
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