A compreensão da arte enquanto proposta pedagógica, que permite ao artista transmitir idéias, conceitos e emoções de forma a gerar reflexões e apontar caminhos para o desenvolvimento da sociedade dentro de uma perspectiva ética e espiritualizada é o caminho que nos torna possível articular arte e espiritualidade numa discussão dialógica e formadora para o devir do humano na sua constante busca por ser mais. O Grupo Espírita de Teatro Leopoldo Machado no ofereceu as condições necessárias para tornar essa pesquisa possível, haja vista a especificidade do teatro com que trabalham e os objetivos atribuídos à sua práxis teatral: divulgar a mensagem espírita, como forma de dar sentido espiritual ao seu público e trabalhar a auto-transcendência. Partimos, portanto, de alguns questionamentos iniciais que favoreceram o aprofundamento dessas discussões: existe um diálogo entre o ator e o personagem no teatro espírita? O personagem que se interpreta traz para o ator/atriz reflexões à sua própria existência? A partir dessas reflexões possibilitadas pelos círculos de cultura freireano dentro do universo do próprio grupo, surgiu uma nova pergunta para a discussão: o Grupo Espírita de Teatro Leopoldo Machado é também um espaço de formação humana e social? Diante desses elementos já postos, foi possível verificar as articulações entre sujeito e personagem, sujeito e texto, entre os próprios sujeitos, na formação de si. No percurso da pesquisa, percebemos que para além do teatro espírita, que tem um função por si formadora, o próprio grupo, como ambiente de convivência e partilha, exerce também uma função importante no processo de formação desses sujeitos. A metodologia eleita para responder as questões propostas foi a Pesquisa-ação por nos possibilitar uma relação de maior envolvimento, onde transitei entre a condição de pesquisador e sujeito da própria pesquisa realizada. Foi utilizada ainda a metodologia de Evangelização de Espíritos, que permitiu articular os círculos de cultura freireanos com os princípios espíritas. Os autores que fundamentam essa pesquisa são: Barbier(2007); Josso (2004); Freire (1967, 1996, 1997, 2005) e Amui (2005, 2009, 2011, 2012). Trazemos ainda alguns autores que nos permitiram uma aproximação entre conhecimento espírita e auto transcendência, teatro e formação humana, educação e espiritualidade, destacamos dentre eles: Koudela ( 1992); Kardec ( 1997, 2002, 2003, 2008); DENIS (1997, 2008); FRANKL (1989) e BURNIER (2009).