Esta dissertação Construção Atoral para o Teatro Infantil: uma proposta de criação cênica é o registro de uma pesquisa que teve por objetivo estudar o processo de criação do ator em um espetáculo infantil. Esse processo envolve vários elementos teatrais, como a encenação, o texto falado, o texto cênico, a cenografia, o figurino, a iluminação, a trilha sonora, etc. No entanto, o foco deste trabalho está no único ser que realmente vai para a frente de batalha e possibilita que tudo aconteça o ator. Desta forma, trabalhamos a partir de alguns princípios da Análise Ativa de Constantin Stanislavski, que consideramos um importante suporte para este tipo de atuação teatral. O objetivo desse tipo de trabalho consiste em criar improvisações sobre o enredo inicial da peça através de ações físicas corpo/voz sem o texto decorado. Os exercícios de improvisação, que visam à construção de imagens concretas, são motivados por visualizações que ajudam o ator a alcançar a verdade cênica, a organicidade e uma comunicação efetiva com o público, neste caso, crianças.