Com base nas observações de Said (2005), Santos Silva (2004) e Souza (2002, 2007) no que se refere ao papel do intelectual na contemporaneidade, nos pressupostos teóricos de Ryngaert (1996), Magaldi (2008), Pavis (1999), Ubersfeld (2005), Pascolati (2009), Ball (2009) e Peixoto (1980) acerca dos estudos do texto teatral; nas contribuições teóricas de Palottini (1989) no que concerne às noções de configuração das personagens, bem como nos estudos de Enedino e São José (2011) frente ao percurso historiográfico/transcultural de Cristina Mato Grosso no compêndio dramatúrgico sul-mato-grossense, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise da peça Foi no belo sul Mato Grosso (1979), de Cristina Mato Grosso focalizando os diferentes discursos, bem como o processo descritivo do tempo/espaço presentes na obra. Com efeito, pretende-se observar, também, como tais aspectos corroboram para fornecer determinados efeitos de sentido na peça, o que corrobora para a constituição de um projeto estético da autora e, por extensão, da dramaturgia de Mato Grosso do Sul.