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Texto/Obra
Técnicas Latino-americanas de Teatro Popular: uma Revolução Copernicana ao Contrário
BOAL, Augusto
Resumo
O livro apresenta, na primeira parte, uma exposição sobre as categorias de teatro popular. Primeiro: do povo para o povo, isto é, teatro feito pelo povo (estudantes, sindicalistas, etc.) para fazer pensar e transformar o próprio povo. Segundo: teatro com perspectiva popular, mas dirigido a uma audiência burguesa. Terceiro: teatro feito pela elite (anti-povo) e dirigido ao povo. Quarto: uma nova categoria, em que o próprio povo cria o teatro, a exemplo do teatro-jornal. Na segunda parte há a descrição de diversas técnicas de teatro popular realizadas nos países latino-americanos, baseadas em depoimentos, notícias de jornal, com uso de máscaras, de música, de textos bíblicos, fábulas. Há descrição do teatro invisível, apresentado em lugares públicos como trens ou restaurantes, sem que os “espectadores” saibam que a cena que assistem é teatro. Os apêndices incluem ensaios sobre cultura popular, opressão, indumentária e iluminação do teatro popular, além de depoimentos de apresentações bem sucedidas de teatro popular em países da América – Latina. Por fim, nos anexos, o autor relata suas experiências com o teatro do oprimido na Europa.
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