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Texto/Obra
Sinta o Drama
COSTA, Iná Camargo
Resumo
Coletânea de ensaios da autora. Os dois primeiros ensaios (A produção tardia do teatro moderno no Brasil e Sinta o Drama) tratam da modernização tardia do teatro brasileiro e de problemas conceituais dela decorrentes, como o mau uso dos conceitos “dramático” e “épico”. Os três ensaios seguintes (A resistência da crítica ao teatro épico, Ventos de modernização na crítica teatral e Uma dívida que o tempo não esmorece) dialogam com a obra de Décio de Almeida Prado, sobretudo quanto a sua incompreensão do teatro épico. O sexto ensaio aborda a crítica teatral de Gilda de Mello e Souza, enquanto o sétimo e o oitavo tratam de dois comediógrafos brasileiros (Ensaísmo teatral no Brasil, A comédia desclassificada de Martins Pena e A classe da comédia de França Júnior). O décimo ensaio trata de personagens femininos no teatro moderno (Papéis de mulher no teatro moderno). O ensaio seguinte narra sucintamente a história do teatro brasileiro entre 1958 e 1968 (Teatro e revolução nos anos 60). Já o décimo segundo ensaio presta um tributo a Flávio Império, narrando e refletindo sobre suas experiências (Um enredo para Flávio Império). Por fim, o último ensaio recoloca os problemas teóricos envolvendo o conceito “teatro épico”, mas em nível internacional (Brecht, Adorno e o interesse do engajamento).
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