Este trabalho busca compreender as contribuições do grupo teatral Jovens Atores no âmbito das políticas culturais implementadas em Diadema/SP a partir dos anos 1990. De início, apresenta noções e proposições sobre políticas culturais por meio da revisão da bibliografia especializada no tema. Indica autores e discussões pertinentes ao assunto e elege, para efeito de análise deste trabalho, o conceito de políticas culturais como sinônimo de públicas para a cultura. Os conceitos de políticas culturais expostos servem de parâmetro para o caso concreto da cidade de Diadema. Para tanto, o trabalho aborda seu contexto sociopolítico procurando identificar os indícios que motivaram as sucessivas gestões, a partir dos anos 1980, a implantar políticas públicas de forma sistemática para a diminuição de desigualdades sociais e como isso impactou no campo cultural. Ressalta, ainda, a problemática da violência presente na própria constituição da cidade à luz de estudos concernentes ao tema, indicando certa contradição entre o processo de melhorias sociais ao mesmo tempo em que há significativo aumento da violência. Paralelamente a isso, é apontado o contexto cultural de Diadema com a finalidade de refletir de que forma a cidade procurou combater o estigma de cidade violenta por meio da promoção cultural na gestão municipal do período 1993-1996. É nesse momento que as manifestações teatrais em Diadema voltam a florescer, a exemplo do que já que houvera nos anos 1970 com o Teatro-Escola. Os Jovens Atores de Diadema, nascidos de uma oficina teatral promovida pela mediação cultural, torna-se o expoente dessa arte na cidade a partir de 1995. O trabalho trata das montagens teatrais do grupo com a finalidade de extrair daí as contribuições e o legado por ele deixado na cidade. Aponta a importante metodologia de narração de histórias pessoais e da cidade na construção de um dos espetáculos e o quanto seu resultado impactou sobre o público. Ressalta ainda a relação qualidade artística e identidade com um dos fatores de sucesso do grupo. Como considerações finais, o trabalho aponta as contribuições do grupo para as políticas culturais questionando os limites dessas políticas.