Por esta Dissertação de Mestrado, intitulada: José Celso Martinez Corrêa: um xamã-cidadão na tragycomediaorgya, será discutida a possibilidade de legitimar e atribuir tais conceitos: xamã, cidadão e político – xamã-cidadão, a prática conhecida como tragycomediaorgya, e vinculá-los a José Celso. A estrutura desta pesquisa está dividida e organizada em três principais partes, que possuem, por sua vez, novas divisões, de modo a melhor organizar os argumentos defendidos. Além disso, estão presentes também as Considerações Iniciais e as Finais. Temos a análise que aproxima as reflexões sobre o conceito de xamã, bem como a caracterização de algumas de suas funções – como a de conjurar forças e ser indutor de rituais; a investigação da técnica que permite ao xamã atingir o êxtase; e, finalmente, a aproximação entre o conceito de xamã e do pajé. Para tais discussões e conceitualizações, utilizaremos como referencial teórico os seguintes pensadores: Mircea Eliade, Herbert Baldus e Carlos Fausto. Busca-se, ainda, verificação da premissa de que José Celso se configura enquanto agente político. Para tanto, Hans-Thies Lehmann foi utilizado como a base teórica na investigação estética e Ileana Diéguez Caballero na pesquisa das ações cotidianas (‘a voz de uma cidade’). Empregaremos o conceito antropofágico, formulado por José Celso, qual seja a tragycomédiaorgya, como linha condutora e procedimental que o fundador do Oficina utiliza para contagiar e integrar, tanto os atores do grupo, quanto os espectadores e cidadãos à sua volta. Apresentaremos as origens e definições que o artista atribui ao conceito fundado para definir sua prática teatral.